A Prefeitura de Contagem, no sábado (17/6), levou oportunidades e serviços aos moradores dos residenciais Icaivera I e II por meio do Sine. Várias pessoas puderam conversar, se atualizar e verificar as chances existentes, atualmente, no mercado de trabalho. O Sine Contagem é um dos meios que as pessoas têm acesso para buscarem chances ou uma recolocação. A ação, coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Segurança Alimentar ocorreu de forma intersetorial, em parceria com a Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania, que participou com oficinas de arte e cultura para os jovens e brincadeiras para as crianças. Também aconteceram atendimentos e orientações ao público LGBTQIAP+. A administração regional Vargem das Flores também participou do evento.
Janaína de Oliveira, 32, ressaltou que se trata de uma ação muito importante do Poder Público: "Essa oportunidade, de abrir espaço para pessoas que realmente estão querendo trabalhar, tanto para os adultos quanto para os jovens envolve várias situações, inclusive em relação ao orçamento familiar. Consegui uma carta para um supermercado próximo ao residencial, o que facilitará o meu deslocamento".
Para a dona de casa Flávia Rosário do Porto, 26, mãe de três filhos de 26 anos, a preocupação da Prefeitura em ir até as pessoas e oferecer serviços e oportunidades de trabalho é algo que mostra uma preocupação com as pessoas. "Quem tem filho para sustentar e está buscando uma renda sabe o quão importante é isso que vimos. Tendo uma renda é possível melhorarmos a alimentação deles e de todos de casa. Várias oportunidades mostradas estão próximas de onde moramos e tomara que tudo dê certo", pontuou.
Entre os encaminhamentos que foram disponibilizados estiveram a emissão de cartas para entrevista a mais de 200 vagas, captadas somente para os moradores dos residenciais. Houve, ainda, orientação profissional às pessoas, assim como ofertas e cursos de qualificação e oficinas de elaboração de currículo. Iniciantes no mercado de trabalho também tiveram oportunidade de se inscreverem para vagas de jovens aprendizes com a instituição de Sócio Aprendizagem - Rede Cidadã. Outro serviço oferecido foi sobre as feiras da Economia Solidária, quando várias pessoas puderam conhecer mais sobre o programa e tiraram dúvidas quanto à futura participação.
Para Reginaldo Coimbra, "a vinda dos serviços ao condomínio é algo que deve ser valorizado". "Muitas pessoas que moram aqui, há muito tempo busca cursos para fazer e, muitas vezes, não têm dinheiro para pagar. Saber das oportunidades que são oferecidas, muitas delas gratuitas, é algo que motiva", disse. Quanto ao emprego, ele afirmou que "há opções, ainda que fora da área" e que não irá desistir de procurar.
Mãe de cinco filhos, Lívia Santos, 33, enfatizou que as oportunidades oferecidas ficaram acima do esperado. "Chances para jovens e oficinas a gente não esperava. E isso é muito importante. Cursos de qualificações potencializam os profissionais dentro de um mercado de trabalho ou mesmo de um emprego que a pessoa já está, permitindo que ela cresça e consiga trazer melhor qualidade de vida às famílias, além das contas em dia", disse.
Serviço:
Sine Contagem
Endereço: Rua Coronel João Camargos, 56, Centro (ao lado do banco Itaú e próximo ao antigo Fórum).
Telefone: (31) 3198-3000
Horário de funcionamento: Segunda a Sexta-feira, das 8h às 17h. Entrega de senhas entre 8h às 16h30.
Posto Prefeitura Aqui
Endereço: Av. Severino Ballesteros, 850, Ressaca. Piso G3, Estacionamento Shopping Contagem
Telefone: (31) 3361-1126 e (31) 3391-3703
Horário de funcionamento: Segunda a Sexta-feira, das 8h às 17h. Entrega de senhas entre 8h às 16h30.