A 2ª etapa do Programa Asfalto Novo está contando com ainda mais tecnologia e aperfeiçoamento na execução das obras para revitalizar as vias da cidade. Tudo para aumentar a qualidade e a durabilidade do pavimento que vem sendo implantado nas ruas e avenidas do município e garantir que Contagem seja referência em mobilidade urbana.
Como importante impulsionadora do progresso em Minas Gerais, o município possui diversos setores industriais com alto tráfego de veículos pesados. Pensando em assegurar uma malha viária que suporte o intenso fluxo, o processo de requalificação de vias, agora, está mais robusto, com a inclusão de uma estrutura chamada geogrelha, que é aplicada entre as camadas de solo e a massa asfáltica, formando uma rede bidimensional composta por filamentos de polímeros entrelaçados.
Esta geogrelha torna o pavimento mais resistente ao volume de carga diário. Esta tecnologia será usada nas vias que recebem maior fluxo de trânsito pesado, principalmente em regiões industriais e corredores de transporte coletivo. O subsecretário de Obras, Jaci Cota, detalhou sobre a aplicação da tecnologia nesta etapa do programa, frisando que todas as ruas contempladas passaram por rigorosos estudos técnicos que avaliaram a necessidade de adotar o novo método.
“Nesta segunda etapa, fizemos um estudo mais detalhado das condições do pavimento, usando equipamentos específicos e tecnologia e identificamos pontos que precisam ter reforço. Por isso, estamos adotando a geogrelha, que garante mais durabilidade ao novo asfalto e é ideal para vias com tráfego mais pesado, com grande fluxo de ônibus e caminhões”, explicou.
Corredores como as avenidas César Augusto Faria Simões, Régulus, ambas no bairro Jardim Riacho; e Haeckel Ben-Hur Salvador, no Cinco; são exemplos de vias que já estão com os trabalhos em execução, contando com a aplicação de geogrelha. Outras 13 ruas espalhadas pela cidade também serão beneficiadas com este reforço na estrutura nesta 2ª etapa do programa.
A prefeita Marília Campos acompanhou as obras no bairro Jardim Riacho das Pedras, nesta quarta-feira (14/6), e viu de perto a aplicação da estrutura. “Estamos atuando em todas as regiões da cidade, priorizando áreas industriais, comerciais e com alto fluxo de transporte coletivo, e, na sequência, vamos começar a atender trechos mais residenciais também. Estamos investindo muito para melhorar a infraestrutura da cidade, porque queremos uma Contagem melhor, combinando o progresso, o desenvolvimento econômico com a qualidade de vida da população”, disse.
O empresário no segmento de logística na avenida César Augusto Faria Simões, Raimundo Fernandes, destacou a relevância do polo industrial existente no bairro Jardim Riacho das Pedras e a importância de intervenções de mobilidade para a região. “Existem 92 empresas neste bairro, são 14 mil empregos diretos gerados aqui. Este é o segundo maior setor logístico do país, atrás apenas de Campinas, e há muito precisávamos que o poder público olhasse para nossa região. Estou muito satisfeito de ver tantas melhorias sendo feitas aqui”, exaltou, lembrando que o bairro está sendo contemplado com revitalização em quatro avenidas, além de ganhar uma nova pista de caminhada.
O bairro Jardim Riacho das Pedras tem, atualmente, intervenções do Programa Asfalto Novo em andamento nas avenidas Régulus e César Augusto Faria Simões, e, em breve, serão estendidas também para as avenidas Cristal e Riacho das Pedras. No total, esta segunda etapa vai atender 78 vias, o que corresponde a 63 km em toda a cidade.
Clique para conferir a galeria de fotos. Fotógrafa: Luci Sallum/PMC