Iniciadas há quase um mês, as obras de macrodrenagem do bairro Água Branca seguem em ritmo intenso e são a concretização de um desejo antigo dos moradores da região. Além de solucionar os problemas de inundação no local, a Prefeitura de Contagem ouviu a comunidade e vai incluir no projeto mais uma melhoria que vai beneficiar ainda mais a população: uma pista de caminhada.
O compromisso foi firmado nesta terça-feira (6/6), quando a prefeita Marília Campos fez uma visita às obras e conversou com a população do bairro. A pista de caminhada será implantada sobre a calçada do canteiro central da avenida Pio XII, onde, hoje, está sendo construída uma rede de drenagem ampliada para suportar um volume muito maior de água das chuvas.
“Sonhamos há mais de 30 anos com esta obra. Sabemos como era o transtorno quando chovia e provocava inundações. Entendemos os transtornos que uma obra deste tamanho provoca, mas ela é muito necessária para garantir melhorias para o bairro. Podem contar com o apoio dos comerciantes, vamos caminhar juntos”, agradeceu o comerciante Marcelo Lemos, dono de um dos bares mais tradicionais do bairro Água Branca.
O investimento neste projeto é de R$13 milhões, provenientes do Fundo Municipal de Saneamento e de financiamento junto ao Banco do Brasil. Marília Campos ressaltou que a intervenção vai beneficiar a região em vários aspectos, da infraestrutura do bairro ao desenvolvimento econômico de toda a região.
“Esta é uma obra feita com recursos do município que vai trazer mais segurança para todos que moram e empreendem aqui. E melhorando a qualidade de vida, teremos um comércio mais estimulado para crescer no bairro, é certeza de desenvolvimento econômico para o Água Branca e, portanto, para nossa cidade. Vamos correr para que quando a chuva chegar, a obra esteja bem avançada”, disse.
Etapas da obra
As equipes de trabalho estão atuando na escavação de valas da avenida Pio XII e demolição da antiga galeria. No local, será feito um novo canal, ampliado, para suportar uma maior quantidade de água durante o período de chuva. O engenheiro e fiscal da obra, Aílton José de Paulo, deu detalhes.
“Já fizemos a demolição da galeria existente e agora estamos tirando o solo mole que estava abaixo dela e fazendo a base para sustentar a nova galeria que será implantada com maior capacidade”, explicou.
As obras de macrodrenagem em andamento no bairro Água Branca vão contemplar também a avenida Quatro e a rua Dr. Cassiano. A expectativa de conclusão é para o primeiro trimestre de 2024.
Clique aqui e acesse a a galeria de fotos. Fotógrafa: Luci Sallum/PMC