O Programa Asfalto Novo está trazendo mais dignidade para a população de Contagem. Além de melhorar a mobilidade e tornar o trânsito mais seguro, a iniciativa do governo municipal pensou também nas necessidades individuais de cada morador e na garantia de que todos possam circular pela cidade com condições iguais.
Um exemplo de como o programa tem proporcionado uma rotina melhor aos contagenses, inclusive para quem tem mobilidade reduzida, é o caso de José Campos Cordeiro, morador do bairro Recanto da Pampulha há 37 anos, que se locomove por cadeira de rodas e agora tem muito mais facilidade para frequentar o comércio local e exercer seu direito de ir e vir com autonomia.
“Eu tinha dificuldade para ir no comércio, na padaria, agora me sinto muito mais seguro para circular e é bem mais rápido. Estou muito feliz. Moro há 37 anos neste bairro e nunca vi melhorias como esta que estou vendo hoje”, comemorou.
Para que a vida de José Campos e todos os moradores fique ainda melhor, as ruas contempladas na 2ª etapa do Programa Asfalto Novo vão receber, além de nova pavimentação, obras complementares de implantação de sarjetas e meios-fios, sinalização horizontal e vertical, além de drenagem superficial, rampas de acessibilidade e adequações de trânsito.
À medida que o processo de requalificação está sendo concluído, os serviços complementares são iniciados, como explicou Paulo Sérgio Evangelista, engenheiro da Gidê Engenharia, responsável pelo Lote III, que vai executar a revitalização nas regiões Nacional e Ressaca. “As obras complementares já iniciaram, começando pela rua das Estrelas. Vão ser pontuais e nosso cronograma é de fazer essas intervenções tão logo a pavimentação seja concluída”.
Cuidado com os passeios
Em visita às obras nas ruas do Nacional, a prefeita Marília Campos reforçou que o governo tem cumprido o compromisso de promover melhorias em todas as regiões da cidade e lembrou que a manutenção de calçadas é responsabilidade dos proprietários de imóveis residenciais ou comerciais. A chefe do Executivo destacou ainda que o pacote de intervenções garantidas pelo Programa “Asfalto Novo” é fundamental para aquecer a economia local.
“Com asfalto novo e os passeios arrumados, as ruas ficam mais convidativas. É um estímulo para as pessoas andarem a pé pelo bairro. E, quanto mais movimento nas ruas, mais vendas para o comércio. Ou seja, além da mobilidade, este programa impulsiona o desenvolvimento econômico da cidade também. Por isso, é muito importante estimularmos uma campanha para que os moradores e comerciantes arrumem os passeios. Seguimos trabalhando juntos para que Contagem seja cada vez mais feliz e um lugar para se viver”, frisou.
Neste momento, as ruas Búzios e Estrelas, no Recanto da Pampulha; Arpoador e Atalaia, no São Mateus, estão recebendo asfalto novo e obras complementares. Ao todo, dez ruas da região do Nacional vão ser atendidas nesta etapa do programa. Em toda a cidade, serão 78 vias requalificadas, o que corresponde a 63 km. O investimento feito pela Prefeitura de Contagem para as obras que vão garantir mais mobilidade, segurança no trânsito e desenvolvimento para a cidade é de R$136 milhões.
Clique aqui e confira a galeria de fotos. Fotógrafa: Luci Sallum/PMC