Contemplado pelo edital Movimenta Cultura, o Projeto “Oca Ilê” acontece nesta sexta-feira (12/5), das 13h às 20h, na Estação Juventude, no bairro JK, na região Eldorado. Nesta edição, o significado dos conteúdos apresentados ganha uma força ainda maior por acontecer na Semana da Luta pela Igualdade Racial.
De acordo com a idealizadora do projeto, Poliane Alves Honorato, para a realização do evento foi feito um mapeamento audiovisual, primordial para a apresentação ao público. “Trazemos memórias e saberes ancestrais, de forma gratuita, sem restrição de faixa etária e em um local que possui uma acessibilidade à população. Será um momento com muita cultura”, destacou.
Poliane ressaltou, também, que a programação ainda traz oficinas e batalhas de conhecimento, que contará com a presença de MCs da cidade e região. “Propomos um projeto que visa a importância e a urgência do diálogo acerca de aspectos do patrimônio cultural dos povos tradicionais negros e indígenas de Contagem, como as práticas ritualísticas, cantos, danças, rezas, vestimentas, indumentária, artes visuais, pigmentações naturais, grafismos corporais e a relação com a natureza”, comentou.
Segundo ela, dessa forma é possível promover a manutenção das tradições e dos saberes ancestrais de uma forma participativa. “Há uma colaboração, inclusive, para o desenvolvimento e implementação de iniciativas da sociedade civil e políticas públicas destinadas aos povos tradicionais a fim de resguardar os seus direitos e promover o protagonismo e a defesa das suas comunidades”, contou.
O projeto
O Projeto Oca Ilê é um “Espaço Templo Multiétnico” enraizado no encontro de saberes e tecnologias ancestrais advindas de povos tradicionais como comunidades quilombolas em contexto urbano, povos indígenas não aldeados, irmandades de Nossa Senhora do Rosário e religiões de matrizes africanas das mais diversas nações, atuando de maneira interdisciplinar e intergeracional, desenvolvendo e implementando metodologias próprias para a sua prática social, política e cultural.
Desta forma, o Oca Ilê é uma proposta pioneira e inovadora de promoção do encontro, da vivência e da troca de saberes entre matriarcas mestras de saberes tradicionais ancestrais, quilombolas, indígenas e de matrizes africanas com mulheres, jovens artistas atuantes na cultura urbana de Contagem, poetas e MCs do hip hop e o público em geral.