A Prefeitura conta com os doadores de sangue do município e região, para direcionarem suas doações para Contagem, que se encontra em estado crítico no nível de estoque de sangue. Apesar de hoje a cidade não contar com um Hemocentro (local de coleta de sangue), é possível ajudar o município direcionando a doação no momento da triagem, quando for doar.
O sangue é insubstituível para pacientes que necessitam de transfusão. Com o estoque em nível baixo crítico desde 27 de abril, foi necessário suspender e reagendar cirurgias eletivas, até que a Fundação Hemominas sinalize um estoque seguro.
Os interessados em participar dessa corrente de solidariedade, podem fazer o agendamento on-line pelo site do Hemoninas (clique aqui) ou procurar o hemocentro de Betim ou Belo Horizonte. No momento da triagem, deve informar que deseja direcionar a doação para o município de Contagem, ou se tiver outra prioridade, você pode informar o nome do paciente para quem deseja doar.
O morador Diego Xisto, 24, cujo a mãe é enfermeira no município de Contagem, fala sobre a importância de separar um tempo no dia para ajudar o próximo.
“Sou doador desde os 17 anos de idade, cresci com a minha mãe incentivando a mim e ao meu irmão a doar sangue pelo menos uma vez ao ano. Ela lida diretamente com a falta dos bancos de sangue e as complicações decorrentes disso para os pacientes nos hospitais. Para nós é gratificante poder contribuir com uma parte tão importante da recuperação do próximo.”
Para ser um doador e ajudar a salvar vidas, clique aqui e saiba as condições e restrições gerais para doar.
Ajude os pacientes em tratamento. Doe sangue. Doe vida.