A Prefeitura de Contagem vem trabalhando para tornar a gestão pública cada vez mais transparente, por meio da prestação de contas e da construção de várias ferramentas digitais, que incentivam e ampliam a participação popular. Nesse sentido, participou na segunda-feira (8/5), da abertura da Semana de Governo Aberto - um evento internacional e anual, promovido pela Parceria para Governo Aberto (Open Government Partnership – OGP), uma organização mundial, que Contagem integra desde 2022.
O vice-prefeito, Ricardo Faria, que participou da abertura do evento, de forma on-line, junto com outros membros nacionais da OGP, disse que Contagem tem muito orgulho de participar do evento, que tem como objetivo fortalecer a transparência e a participação popular nos governos.
“Nós ingressamos na OGP, recentemente, e já apresentamos um plano de ação que tem colhido frutos positivos. A parceria com a organização tem nos ajudado a fortalecer e a reforçar as experiências e as iniciativas de participação popular na cidade, como a criação dos Conselhos Regionais, nas oito regiões administrativas de Contagem, e a criação da plataforma digital de participação popular Decide Contagem”, afirmou.
A OGP é uma organização internacional, que fomenta iniciativas de governo aberto, reunindo líderes do mundo todo, empenhados em promover e desenvolver ações de transparência, inclusão, participação cidadã, combate à corrupção e prestação de contas.
Integração Nacional
Para se integrarem ao evento internacional, os membros da OGP no Brasil, (Santa Catarina, São Paulo, Osasco e Contagem), em parceria com a Controladoria-Geral da União (CGU), se uniram para construir uma agenda conjunta de discussões sobre temas relativos ao Governo Aberto. O evento conta com uma programação nacional, de 8 a 12 de maio.
Contagem realiza sua participação no evento, no dia 10 de maio, com o “1º Seminário de Governo Aberto de Contagem”, que será realizado, presencialmente, no Centro Universitário UNA, com painéis, mesas e oficinas temáticas ligadas à participação social, transparência, inovação e combate à corrupção.
O objetivo dos eventos é fortalecer o trabalho de promoção de governos mais abertos, incentivando o engajamento da sociedade civil. Estão previstas mesas compartilhadas e painéis que tratarão sobre participação social, dados abertos, transparência, integridade, responsividade das gestões públicas entre outras temáticas, tendo como foco as experiências de governo e sociedade.
A transmissão das mesas da programação nacional será ao vivo pelo canal da CGU no YouTube sem necessidade de inscrição.