“No trânsito, escolha a vida”. Com esse tema, o Maio Amarelo chega a sua décima edição, em 2023. O movimento, que teve início em 2014, visa chamar a atenção da sociedade para o grande número de acidentes de trânsito no mundo inteiro. Na celebração de dez anos, o foco será voltado, com maior destaque, para os motociclistas.
A Prefeitura de Contagem participa, mais uma vez, dessa corrente, com ações por todo o município, que têm como objetivo dialogar com condutores e pedestres sobre atitudes que todos podem ter para tornar o trânsito mais seguro.
Durante o mês, serão realizadas uma série de blitze educativas pelo município, com o objetivo de reforçar os cuidados que motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres precisam ter nas vias para garantir mais segurança a todos.
Além disso, a Prefeitura promoverá, no dia 25 de maio, um seminário interinstitucional, em parceria com a Cerest Contagem e o Sest/Senat, que contará com a presença de diversas empresas da região.
O fechamento das atividades será marcado com diversos eventos educativos com atividades interativas na praça Tancredo Neves, dos dias 25 a 31 de maio. A ação, voltada para o público infantil, será feita em parceria com o Projeto Viva a Via, Tambasa e Ministério da Cultura.
As atividades serão coordenadas pela Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes de Contagem (Transcon).
Maio foi escolhido como mês de reflexão sobre o trânsito devido à Década de Ação para Segurança no Trânsito, decretada pela Organização das Nações Unidas (ONU), no dia 11 de maio de 2011.
Confira a programação completa das ações do Maio Amarelo que serão realizadas em Contagem: