Demanda muito esperada por moradores e comerciantes do bairro Jardim Industrial, a revitalização da avenida Tito Fulgêncio foi concluída nesta semana. A obra, que faz parte da primeira etapa do Programa Asfalto Novo, garantiu a substituição de toda a capa asfáltica da via por um pavimento de 5 cm de espessura, mais durável e que proporcionará mais segurança e conforto aos motoristas e potencializará a região comercial.
A avenida é uma importante via que conecta os municípios de Contagem e Belo Horizonte, na região do Industrial. A requalificação foi feita desde a praça João XXIII até o viaduto que liga a avenida Olinto Meireles, totalizando 4 km de via, considerando os dois sentidos. Com a conclusão da pavimentação, iniciam-se as obras complementares, como a revitalização da sarjeta, implantação de meio-fio e novas sinalizações, além de melhorias viárias que estão sendo articuladas pela Transcon.
Beneficiado pela obra, o comerciante Hugo Areia, demonstrou satisfação com a revitalização realizada e ressaltou a “nova cara” que a avenida Tito Fulgêncio está ganhando, após mais de 40 anos aguardando por melhorias. “Essa era uma necessidade antiga, não só para nós, mas para todos os moradores da região. Com essa revitalização, a estética melhorou bastante, o barulho diminuiu, o trânsito está mais fluido e a avenida está ganhando outra cara. As lojas da região também estão acompanhando a evolução, o que é muito bom para todos nós”, afirmou o comerciante.
Além de ser um relevante polo comercial da região Industrial, a avenida Tito Fulgêncio também é uma importante via que conecta a região do Barreiro a Contagem, por isso, é fundamental que esteja em boas condições para suportar o alto volume de tráfego de veículos que se deslocam por ela diariamente.
“A intervenção é importante para a cidade e para os moradores. Entre os benefícios, podemos destacar a sua contribuição para melhorar a qualidade de vida e a infraestrutura viária do município. A obra é um investimento da Prefeitura no bem-estar da população, demonstrando compromisso com o desenvolvimento e progresso da região do Industrial, que é importante para o nosso desenvolvimento econômico”, pontuou o secretário municipal de Obras e Serviços Urbanos, Rômulo Perilli.
2ª etapa do Programa Asfalto Novo
Com a conclusão da primeira etapa do Programa Asfalto Novo, a população pode esperar ainda mais melhorias na infraestrutura viária da cidade. A segunda etapa está com licitação aberta e contemplará mais 78 vias da cidade, divididas em quatro lotes: Lote I (Região Eldorado e Industrial), Lote II (Riacho), Lote III (Nacional e Ressaca) e Lote IV (Petrolândia, Sede e Vargem das Flores).
O investimento para a segunda etapa do programa é de aproximadamente R$137 milhões e a expectativa é que as obras tenham início ainda neste mês. Os trabalhos serão realizados seguindo planejamento, a fim de minimizar os impactos no trânsito e na rotina dos moradores das regiões contempladas.