Atividades físicas e de lazer trazem bem-estar e mais socialização para os idosos. A Associação Cuidar Bem (ACB), que tem apoio da Prefeitura de Contagem, promoveu, nesta quarta-feira (29/3), um passeio especial à Sociedade Hípica de Minas, no bairro Riacho das Pedras, beneficiando dezenas de participantes da entidade. As atividades incluíram alongamento, aula de zumba, hidroginástica, almoço e apresentação teatral.
Presente ao evento, a prefeita Marília Campos reforçou a importância do exercício físico e do convívio social. “Os idosos querem sempre cuidar dos mais novos, mas é fundamental manter o cuidado pessoal. As pessoas precisam ser bem tratadas e cuidadas, ter motivação e convivência. É muito bom ver todo mundo aqui com a autoestima e a saúde recuperadas”, disse.
A ACB atende cerca de 350 idosos, oferecendo atendimentos gratuitos de fisioterapia, exercícios físicos, alongamentos, atividades de fortalecimento muscular, pilates, orientações de saúde, além de momentos de lazer como o passeio. Segundo o presidente da associação, Edmilson Pacheco, este foi o primeiro passeio do grupo, depois da pandemia. “Aguardamos o tempo necessário para sairmos com mais segurança com o grupo, que tem frequentadores de 60 a 90 anos”, destacou.
A aposentada Aparecida Pereira Barbosa, 68 anos, que participa do programa há dez anos, contou que emagreceu 15 quilos com a prática de exercícios. “Hoje, eu faço exercícios, todos os dias. A minha saúde melhorou demais e faço diversas atividades. Eu me sinto ótima, muito mais disposta para tudo”, disse.
O aposentado Geraldo Eustáquio, 73 anos, que participa há dois anos do projeto, ressaltou que a sua saúde, em geral, melhorou muito. “A pressão alta abaixou, a glicose regulou, as dores da coluna diminuíram e os exames estão todos melhores, depois que comecei a fazer exercícios”, contou.
A dona de casa Maria do Carmo Mendes, 68 anos, está na associação há três anos e adora a socialização. “Eu gosto muito de participar, você conhece outras pessoas, conversa, se diverte, tem exercícios e palestras. É muito importante essa interação, porque eu fico muito em casa. Então, estou gostando muito deste passeio”, disse.
A enfermeira Marlene Gomes, 73 anos, disse que melhorou todos os problemas de saúde, desde quando iniciou no projeto, há mais ou menos dez anos atrás. “Hoje, eu posso dizer que estou curada das dores que eu tinha, porque aqui temos alongamento, ginástica, novas amizades e lazer”, afirmou.
A ACB foi criada, há 14 anos, e colabora na promoção da qualidade de vida da comunidade do bairro Industrial, onde funciona a Sede, que fica na rua Benedito Ferrari, 74.
CLIQUE AQUI E ACESSE A GALERIA DE FOTOS