Criatividade aliada à vontade e ao incentivo a leitura: este pode ser um resumo do que levou Gabriel Barbosa da Silva Abreu, de 10 anos, a escrever seu primeiro livro. Intitulado “As aventuras da família de leões”, a obra foi iniciada ainda na pandemia. O lançamento ocorre neste domingo (19/3), no Parque Ecológico do Eldorado, às 10h.
De acordo com sua mãe, Aline Barbosa, toda a ação partiu de Gabriel. “Ele sempre foi muito estudioso e até hoje é. Gosta de ler e que leiam para ele antes de dormir. Durante a pandemia, em 2021, ele, que gosta de ler para seus irmãos menores, teve a ideia de produzir sua própria história. No início, escrevia em folhas de papel. Quando chegou ao capítulo sete, me pediu para ensiná-lo a digitar”, lembrou ela.
Filho mais velho dos quatro que Aline e Carlos Antônio tiveram (é irmão de Rafael, de 5 anos, e das gêmeas Amanda e Alice, de 3), Gabriel é aluno na Escola Municipal Newton Amaral Franco, em Contagem. Aline, por sua vez, é professora na Escola Maria Martins, conhecida como Mariinha. Apesar de serem moradores do bairro Nova Biden, em Betim, Contagem acaba sendo onde passam uma grande parte do dia. “Gostamos muito da cidade e por tudo que aconteceu nesta história, as pessoas envolvidas, o local onde frequentamos, Contagem tinha que ser o local onde o livro seria lançado”, destacou.
Sobre o livro, Aline relatou que Gabriel sempre se interessou por mata, bichos. “Os presentes que sempre pedia eram bichos. E tudo que lembra leão é algo que ele gosta de ver. Daí a ideia de falar desse tema e trazer os personagens na narrativa”, falou. O livro conta a história do leão Clei e sua família, vivências e aventuras que vão evoluindo com o decorrer do tempo. “São histórias que vão acontecendo e que prendem a atenção das crianças. É uma leitura rápida e diferente”, comentou. O livro teve uma tiragem inicial de 100 livros e contou com a colaboração de diversas pessoas de Contagem.
Feito de forma independente, “As aventuras da família de leões” contou com a ajuda de pessoas, tanto na diagramação, como na transformação das páginas em um livro físico. “Conheci o Cadinho (Ricardo de Carvalho, um dos responsáveis pelo Parque Ecológico do Eldorado) e ele deu a ideia de transformar aquela história no livro que é hoje. Ele fez contato com o Raimundo Pradino, que também nos ajudou muito”, relatou. As ilustrações do livro foram de Gabrielly Amaral, Sarah Martins e Marianne Luisa Santos.
Ricardo de Carvalho ressaltou a importância do lançamento do livro de Gabriel e destacou outras atrações deste fim de semana no Parque Ecológico.“Voltaremos a realizar o Trilhas da Leitura, que tanto incentiva o gosto pelos livros e, junto a isso, teremos também o Sarau Ecológico, shows musicais, feira de trocas, recolhimento de lixo eletrônico e a presença da Economia Solidária. Mas certamente o lançamento de um livro de um garoto de 10 anos muito nos orgulha, pois mostra não apenas que a leitura é algo saudável, mas que a iniciativa, com apoio familiar, também produz materiais, cultura e histórias. Que seja um primeiro incentivo para ele trilhar o caminho do sucesso e que isso seja, também, uma referência para outras crianças e jovens, que sonham em escrever”, disse.