A Secretaria Municipal de Defesa Social, por meio da Guarda Civil de Contagem, promoveu, nesta quinta-feira (15/12), a solenidade de entrega da “Medalha de 10 anos” para 127 guardas civis, como forma de reconhecimento e homenagem pelo serviço prestado ao longo de todos esses anos.
A cerimônia reafirmou o compromisso dos guardas homenageados com a instituição e a cidade, onde trabalham para proteger e levar mais segurança. O evento representou, também, o respeito e o apoio a todas as entidades de segurança pública do estado e do município.
Para o comandante da Guarda Civil de Contagem, Wedisson Silva, o momento proporcionado foi memorável e de grande emoção. “É com muita honra e orgulho que hoje homenageamos nossos colegas guardas que completaram, neste ano, dez anos de serviço. Somos uma instituição em consolidação, com apenas dezessete anos de existência. Um adolescente, entrando na fase adulta, criando a sua própria identidade. Somos uma instituição em crescimento, por isso, os resultados alcançados, na busca por garantir mais segurança à população de Contagem, são frutos do esforço, dedicação e abnegação de cada um dos senhores e senhoras presentes aqui hoje. Agradeço pela motivação, entrega e comprometimento, e parabenizo cada um pelos dez anos até aqui”, celebrou o comandante.
Dentre os homenageados, a guarda Érica Coelho, foi a escolhida para falar em nome dos demais. Em seu discurso, ela agradeceu pelo apoio de todos ali presentes e exaltou o senso de união e evolução que os guiou durante esse tempo. “Não tenho dúvida de que o ano de 2012 foi um marco, em que muitas mulheres e homens bons e corajosos ingressaram na Guarda Civil de Contagem. Homens e mulheres que cada dia buscam melhorar como profissionais e, principalmente, como seres humanos. Cada ano que se passa, nós nos fortalecemos juntos. As conquistas são grandes, mas não podemos parar, devemos seguir buscando outras ainda maiores. Sempre atrás de proteger as pessoas e garantir a sua segurança. Espero continuar correspondendo e contribuindo da melhor forma para a segurança do cidadão”, destacou.
Presente na cerimônia, a secretária municipal de Defesa Social, Viviane França, exaltou a importância da Guarda Civil, não apenas para a cidade de Contagem, mas também para o estado e o país. ”A Guarda é amiga, ela é protetora da criança, é o agente territorial local dentro das comunidades. É cultura e, também, protetora dos animais. Através das nossas patrulhas especializadas, monitora os nossos parques e garante uma convivência comunitária. A guarda é parceira, é inteligência, e também é corretiva, quando precisa”, definiu, demonstrando orgulho ao acompanhar os trabalhos da corporação.
Ainda, segundo Viviane, a atual gestão e a Guarda Civil têm tido uma parceria repleta de conquistas e frutos que irão abrilhantar ainda mais o futuro das instituições. Juntos, nós transformamos a guarda em uma instituição ainda mais inclusiva. Nós trabalhamos e permitimos a reestruturação da secretaria, com a inauguração da piscina e da academia, com a melhoria do canil, além de outras intervenções importantes que estão acontecendo e ainda vão acontecer. Portanto, sintam o meu respeito, o meu abraço. Que possamos continuar caminhando de mãos dadas, sempre, porque essa união tem feito sucesso e tem feito a diferença”, finalizou.
Também participaram da cerimônia, o capitão Raposo, da Quarta Região Militar do Exército Brasileiro; o tenente coronel Assunção, da Segunda Região de Polícia Militar de Minas Gerais; a secretária de Segurança e Prevenção de Contagem, Sírlei de Sá Moura; a subsecretária de Defesa Civil, Ângela Gomes; o corregedor da Guarda Civil de Contagem, Marcelo Aguiar, os ex-comandantes da Guarda Civil de Contagem, o major Eid Pereira da Silva e o capitão Williams de Souza, além do representante da OAB de Contagem, Marco Antônio.