A Regional Industrial já tem as oito obras que serão executadas a partir de fevereiro de 2023. As intervenções foram votadas na noite desta quarta-feira (14/12), na última reunião do ano realizada pelos conselheiros locais. Dentre as obras selecionadas, estão a construção de muros de contenção de encostas, revitalização de becos, além de reformas de UBS, do CSU Amazonas e da praça dos Trabalhadores.
Cada uma das oitos regionais tem R$ 1 milhão para ser utilizado em obras de melhoramento nos territórios. Na noite desta quinta-feira (15/12), a Regional Nacional realiza a última reunião para votação.
O conselheiro regional e morador do Industrial, Walter Gabriel, avaliou como positiva a oportunidade de deliberação dos conselheiros acerca das necessidades do território. “Isso permite que a gente interaja com a comunidade em soluções de pequenos problemas que há anos têm prejudicado a todos. É praticamente o mesmo modelo do orçamento participativo, porém mais enxuto do ponto de vista dos participantes. Como conselheiros, ficamos felicíssimos de termos essa oportunidade, que foi muito gratificante”.
Já a conselheira Maria Aparecida Marques destacou o ineditismo da participação dos moradores de vilas no processo de escolha. “Estamos muito felizes. É a primeira vez que nós das vilas somos ouvidos e temos o poder de participar e escolher sobre obras sonhadas há tempos. Becos da Vila Aparecida e Barraginha vão receber obras que irão reduzir muito o risco de inundações na época da chuva”.
A administradora Regional Industrial, Renata Gomes de Paula, explicou que por meio da Comissão de Obras do conselho uma pré-escolha já tinha sido realizada anteriormente, apontando dez obras prioritárias a serem executadas, inclusive com uma já em andamento: intervenções de trânsito na av. Tereza Cristina para criação de retorno e travessia segura de pedestres. A administradora regional ainda salientou o fortalecimento do Conselho Regional em momentos de decisão, como este em que ocorreu a votação. “O Conselho Regional tem sido fortalecido a cada dia. Escolhemos obras que se adequaram ao orçamento disponibilizado e que irão impactar e trazer mais segurança e qualidade de vida para a população.”
Confira abaixo as obras que serão executadas a partir de fevereiro de 2023 na região Industrial
1 - Construção de uma copa, uma sala de almoxarifado e uma sala de reunião e apoio aos Agentes Comunitário de Saúde na UBS Industrial III Seção
2 - Construção de uma cobertura no CSU Amazonas, instalação de playground, reposição de cerca concertina no muro de divisa entre CSU e a Escola Estadual Confrade e a instalação de bebedouro
3 - Muro do Cemitério da Glória, instalação de concertina, pintura e grafite no muro
4 - Revitalização da praça dos Trabalhadores e implantação de um monumento que dialogue com a história da região
5 - Ampliação da rede de drenagem, correção de piso e revitalização dos becos Coqueiro e Limoeiro
6 - Muro de contenção na rua Garcia Rodrigues
7 - Muro de contenção na rua Alexandrina de Souza
8 - Intervenção em abatimento de solo na rua José Maria de Lacerda e revitalização do beco Maria Aparecida.