A Companhia de Saneamento de Minas Gerais - Copasa, em parceria com a Prefeitura de Contagem, por meio do Procon, realizará mutirões de negociações de dívidas com os consumidores com descontos ou condições especiais. A ação percorrerá diversas regionais da cidade até o dia 30 de dezembro (confira locais e datas no fim da matéria).
No caso das categorias residencial, comercial e industrial, os consumidores podem pagar as contas atrasadas em até 36 vezes, com juros de 0,5% ao mês e uma entrada no valor de 5% do débito. Os consumidores também têm a opção de quitar a dívida à vista com desconto de 20%.
Já os clientes da tarifa social podem parcelar os valores devidos em até 48 vezes sem juros e com entrada de 3%. Para pagamento à vista, o desconto chega a 30%. Quem optar pelo pagamento – à vista ou parcelado – por meio do PIX pode ter um desconto de até R$ 10. A cada fatura paga em dia, o cliente ganha R$ 1 de desconto, limitado a dez faturas. O desconto é concedido na fatura seguinte.
A superintendente do Procon, Silvania Silva dos Santos, pontuou que a ação visa aproveitar o fim de ano para que o consumidor entre em 2023 com suas contas de forma adimplente, sem correr o risco de corte, e que para isso, consiga um parcelamento que caiba no seu bolso sem prejudicar os outros deveres e outras obrigações que ele tem, como outras contas de outros serviços. “Pensando assim, firmamos essa parceria para proporcionar essa oportunidade como forma de presente ao consumidor”.
No ano de 2022, o Procon Contagem recebeu um grande número de consumidores procurando por soluções envolvendo serviços essenciais, principalmente pessoas trazendo problemas a respeito das contas da Copasa, em sua maioria dificuldades de adimplir o pagamento das taxas de entrada e dos juros. A parceria do Procon com a Copasa objetiva facilitar o pagamento para o consumidor e suprir a necessidade observada neste ano.
Silvania ainda reforçou a atenção do Procon para com o consumidor. “Temos a preocupação de levar o atendimento mais próximo ao consumidor, para ele evitar ter gastos com passagem, gasolina e locomoção em geral. Sendo assim, os atendimentos ocorrerão junto às regionais, para além de somente as regionais nas quais o Procon presta atendimento”.
Atendimentos serão agendados
As negociações com os representantes da Copasa serão realizadas mediante agendamento nos dias destinados a cada região, exceto na Regional Ressaca, onde será feito por ordem de chegada. Os atendimentos ocorrerão das 9h às 14h, exceto no Shopping Contagem, que será das 10h às 15h.
Para agendar, o consumidor deve entrar em contato, por telefone, com a unidade em que deseja ser atendido, em até dois dias antes da data marcada para a negociação. Dessa forma, serão três atendimentos, de 30 em 30 minutos, com encerramento no horário programado (14h).
Confira os telefones para agendar o atendimento:
Confira o dia do mutirão em cada regional: