Com objetivo de ampliar o número de instalações veterinárias para a castração de cães e gatos, a Prefeitura de Contagem realizou, na quinta-feira (15/9), um encontro entre representantes do governo e proprietários de clínicas.
Durante a reunião, foram apresentados os processos realizados pela Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses — UVZ de Contagem em relação às castrações de animais, além da regulação e dos critérios de priorização.
A prefeita Marília Campos destacou que a parceria, por meio do credenciamento das clínicas veterinárias, para auxílio no processo de castração de cães e gatos é uma forma de fortalecer as políticas de direitos dos animais dentro da cidade. “Hoje estamos recebendo clínicas veterinárias que serão beneficiadas com uma política muito importante. Estamos lançando, de forma inédita no município, uma parceria com as clínicas veterinárias, convidando-as para se credenciarem e nos auxiliarem no processo de castração de cães e gatos.”.
Segundo a chefe do executivo, o investimento inicial é de cerca de R$2 milhões para acabar com a fila de espera da castração animal no município. Ainda de acordo com ela, a partir da reforma administrativa, está sendo criada uma Superintendência de Proteção Animal, dentro da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade – Semad, que atuará em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde – SMS.
O secretário municipal de Saúde, Fabrício Simões, e a secretária municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Maria Thereza Mesquita, afirmaram que as secretarias estão trabalhando juntas, principalmente, no que concerne ao controle populacional animal.
De acordo com o superintendente de Vigilância em Saúde da SMS, José Renato Costa, a fila de castração para gatos foi zerada recentemente, e a fila de espera de cães é de cerca de 20 mil. No final, os representantes fizeram perguntas para esclarecerem algumas dúvidas sobre o credenciamento, e afirmaram que estão empolgados com a parceria.