Na tarde desta segunda-feira (5/9), no Espaço do Encontro, na sede da Prefeitura, foram lançados dois novos projetos para educação de Contagem, em evento que contou com a participação da prefeita Marília Campos, professores, dirigentes escolares, crianças e estudantes. Os projetos visam o incentivo a ações pedagógicas criativas e realização de roteiros educativos, bem como a otimização do sistema de gestão das unidades escolares.
Na cerimônia, houve a assinatura simbólica do Termo de Compromisso da Prefeitura com a Secretaria de Educação para o programa ‘Além dos Muros’. Na próxima etapa, cada unidade escolar assinará o termo para os projetos.
Na ocasião, a prefeita Marília Campos destacou as iniciativas do Escola Viva, Programa de Educação Integral e Integrada do Município de Contagem, que têm mobilizado crianças, estudantes, trabalhadores e toda comunidade escolar.
“Todo mundo quer participar da vida da escola, dessa Escola Viva. O programa é um trabalho que envolve toda a gestão e também os educadores. A gente valorizou os professores, fizemos investimento tecnológico e estamos melhorando a infraestrutura das escolas. É importante a gente ouvir, mas também falar para os pais, mães, o que está sendo feito na cidade, para que se apropriem dessas conquistas.”.
Durante o evento, dirigentes escolares manifestaram como tem sido a experiência do Escola Viva em suas unidades e com a comunidade de cada região. “As crianças fazem roda de leitura, cantam, dançam. Isso me emociona muito. É trazer de volta aquilo que se perdeu”, disse a diretora da Escola Municipal Estudante Leonardo Sadra, Joana D’arc Moreira.
“O programa mudou a vida de toda a escola. Tem criança que está aprendendo a escrever o próprio nome agora, que vai ter acesso a tablet pela primeira vez, querendo que os irmãos participem”, corroborou a diretora da Escola Municipal Dona Gabriela Leite Araújo, Débora Borges.
Estudantes da Escola Municipal Lígia Magalhães, presentes à cerimônia para uma apresentação de dança, também demonstraram toda aprovação às ações do Escola Viva. “Eu adoro o projeto”, disseram uns; “eu adoro os professores e as professoras” disseram outros. Em comum, todas gostam de estar “o dia inteiro na escola”, brincando, se divertindo e “aprendendo”.
Também estiveram presentes ao evento a secretária de Educação, Telma Ribeiro e equipe da Seduc; os secretários de Tecnologia da Informação, Fernando Lopes; de Desenvolvimento Social, Trabalho e Segurança Alimentar, Daniela Tiffany; de Direitos Humanos e Cidadania, Marcelo Lino; o presidente da Câmara Municipal de Contagem, vereador Alex Chiodi; e administradores regionais.
Além dos Muros
O ‘Além dos Muros’ é uma ação do Programa ‘Escola Viva’, que visa incentivar escolas municipais e Centros Municipais de Educação Infantil - Cemeis, a desenvolverem projetos criativos que contemplem a realização de roteiros educativos e culturais, trabalhos de campo, aulas-passeio, atividades externas entre outras estratégias educativas, promovendo práticas que possibilitem às crianças e estudantes experimentar espaços de aprendizagens e vivências educativas e culturais para além dos muros das escolas e das salas de aula.
A ideia é levar os estudantes a ressignificar espaços, ampliar o campo de investigações e descobertas, participando dos processos de construção de saberes com espírito crítico, reflexivo e autonomia, propiciando espaços de sociabilidades e encontro com o outro, diferentes daqueles do dia-a-dia da escola, em uma articulação com os conceitos de cidade educadora e território educativo, na perspectiva de Educação Integral.
“Temos expectativas boas de levar os alunos para um algo a mais. Nossa escola está planejando levá-los para Cordisburgo, Ouro Preto, museus, cinemas e teatros”, apontou a diretora da E. M. Estudante Leonardo Sadra, Joana D’Arc Moreira.
“A educação não se faz apenas dentro dos muros da escola, essa é uma experiência única pra mim na rede. Ela vem, inclusive, capitalizar muitos sonhos de nós educadores, na perspectiva de fazer uma educação mais abrangente, buscando os aspectos territoriais do cotidiano”, destacou a diretora da Escola Municipal Eli Horta Costa, Glaucia Helena.
Foram selecionados via edital, neste primeiro momento, 462 projetos de todas as unidades de ensino da Rede Municipal de Educação, com investimento previsto superior a R$ 3 milhões, sendo R$ 60 per capta, com recursos do Caixa Escolar.
InfoRede
O ‘InfoRede’ é um sistema de gestão educacional produzido pela própria administração municipal, que visa facilitar o processo de gestão das escolas, com menos trabalho manual, mais produtividade e melhor comunicação com a comunidade escolar. Ele será implantado a partir de setembro, dando tempo às unidades de se familiarizarem com todo o processo.
O sistema é adaptado às necessidades da escola, buscando uma gestão eficiente de dados, trazendo agilidade ao dia a dia, otimizando o tempo e mensurando o desempenho dos estudantes.
O Sistema de Gestão Educacional centraliza e organiza todas as informações das escolas/Cemeis dentro de uma plataforma. Desta forma, permite o acesso de forma rápida e fácil, a todas as informações necessárias para as tomadas de decisão que levam ao aprimoramento da gestão escolar.
“A gente sabe o que foi o sistema de notas, a gente sabe como foi a experiência anterior, e a expectativa é de que sempre avance nesse procedimento, para que dê menos trabalho para as pessoas executarem, seja mais fácil os lançamentos e os acessos”, reforçou Gláucia Helena.
“Nós diretores ganhamos tempo na organização da escola e conseguimos ter um apoio maior no pedagógico. Então, toda essa organização só vem trazer benefício para o município na área da educação”, afirmou o diretor da Escola Municipal Hilda Nunes dos Santos, Elias Machado Pereira.
Clique e confira a galeria de fotos.