A Prefeitura de Contagem, em parceria com a Instituição Abraço, entregou oficialmente nesta segunda – feira (29/8) ao município, a primeira Instituição de Longa Permanência para Idosos - ILPI, chamada de “Casa da Pessoa Idosa de Contagem”, bem como a primeira Residência Inclusiva para jovens e adultos com deficiência, de ambos os sexos, para cidade. A instituição funcionará onde era o Hotel e Pousada Dona Lídia, no Centro da cidade, na r. Joaquim Camargos, 521 - Centro
São 100 vagas, sendo 90 para idosos e 10 para pessoas com deficiência, todas já foram ocupadas e direcionadas pela Gestão de Acolhimento Institucional - GAI. O espaço foi adaptado para receber os acolhidos. Todos os quartos contam com móveis novos, banheiro, televisão e ar-condicionado. A instituição ainda conta com áreas de lazer, elevador com vista panorâmica, refeitório, auditório e muito mais.
A prefeita Marília Campos ressaltou que os idosos foram incluídos na vida da cidade com políticas culturais, políticas e esportivas, garantindo mais qualidade de vida para essa parcela da população. “Temos procurado avançar, cada vez mais, para que os idosos sejam respeitados pelas pessoas. Para que se sintam, de fato, acolhidos. Cuidar de nossos idosos, garantir seus direitos e a qualidade de vida é um compromisso de nossa gestão”, reforçou a prefeita.
A secretária de Desenvolvimento Social, Trabalho e Segurança Alimentar, Daniela Tiffany, explicou que a Prefeitura investiu cerca de R$ 2,7 milhões para reestruturar o imóvel, quase que subsidiado integralmente pelo município. “A prefeitura procura garantir o desenvolvimento social a partir do trabalho pela vida, do cuidado e proteção, na garantia dos direitos das pessoas idosas e pessoas com deficiência do município”, acrescentou a secretária.
“É uma alegria estarmos aqui, fomos recebidos de braços abertos. Muito obrigado por essa oportunidade. Pois, já fui morador de rua e a assistente social me ajudou muito. Hoje não me encontro mais na rua e estou aqui sendo bem cuidado e ajudado por esses profissionais”, afirmou o acolhido José Expedito da Silva, 64.
Casa da Pessoa Idosa e Residência Inclusiva
Instituição de Longa Permanência para Idosos – ILPI – Casa da Pessoa Idosa de Contagem é uma unidade de acolhimento de caráter residencial destinado ao domicílio coletivo de idosos. O acolhimento visa a oferta dos cuidados com a saúde do idoso como atenção médica, fisioterapia, nutrição, terapia ocupacional e desenvolvimento de atividades que elevam a autoestima e empoderamento dos residentes. Os idosos acolhidos são aqueles com necessidade de cuidados prolongados.
De forma integrada funcionará a residência inclusiva de jovens e adultos com deficiência com vínculos fragilizados ou em situação de rompimento e que necessitam de maiores cuidados para realização de atividades básicas do cotidiano como preparar um alimento e tomar banho, recebem também receberão atendimento qualificado por uma equipe multiprofissional. As equipes serão compostas de cuidadores, cozinheiros, agentes operacionais, assistentes sociais, psicólogo, terapeuta ocupacional, entre outros.
Critérios
Participaram também da inauguração os secretários de Direitos Humanos e Cidadania, Marcelo Lino; de Comunicação, Rodrigo Paiva; de Cultura, Monique Pacheco; os subsecretários de Assistência Social, Leonardo Koury; de Trabalho e Geração de Renda, Mara de Castro; as superintendente de Assistência Social, Michele Caldeira; de Segurança Alimentar Nutricional e Agroecologia, Cida Miranda; as coordenadoras da Casa da Pessoa Idosa, Elaine Reis e Silvana Marques; os vereadores Alex Chiodi e Arnaldo de Oliveira; e o presidente da Abraço, Jânio de Miranda