Quando foi inaugurado em 1980, além de toda sua exuberante área verde, suas muitas quadras esportivas e seus campos de futebol (entre outros atrativos), o Parque Fernão Dias também se destacava por ter o primeiro velódromo para competições de ciclismo de Minas Gerais, o terceiro do Brasil. Paralelamente ao velódromo, uma pista de BMX. Com isso, Contagem integrou o calendário de importantes competições nacionais e internacionais nas décadas de 80 e 90 – estimulando a prática de ciclismo na cidade.
No último sábado (27/8), o município e o Parque Fernão Dias fizeram um resgate importante da sua vocação para essa modalidade esportiva, ao receberem a segunda etapa do Bike Kids Cup, que integra a segunda etapa da Copa Brasil de MTB XCK (mountain bike infantil). O integrou as festividades do aniversário de 111 anos de Contagem.
A prefeita Marília Campos participou da largada de algumas categorias.“É muito simbólico para nós recebermos esse grande evento como parte do calendário de comemorações dos 111 anos de Contagem, potencializando a prática do ciclismo em Contagem. Nesse sentido, anunciaremos muito em breve, a construção de uma grande ciclovia em Contagem, com cerca de 10 km”, disse a prefeita.
O secretário municipal de Esportes, Lazer e Juventude, Rubens Macedo, destacou que o Bike Kids Cup se alinha às diretrizes da atual gestão de descentralização da oferta de serviços e pluralização das modalidades esportivas. “Antes Contagem tinha sua política pública centralizada no futebol. Vamos apoiar um conjunto maior de atividades, atendendo prestigiando um público maior de atletas”.
O diretor de Parques, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Rafael Mendes, explicou que a realização da segunda etapa do Bike Kids Cup é mais uma etapa das ações de fomento às atividades do Fernão Dias. “Esse espaço viveu tempos áureos nas décadas de 80 e 90, justamente nas competições de ciclismo”.
Rafael destacou que durante os dez anos em que o parque esteve fechado, os próprios atletas do bicicross cuidaram da pista de BMX, o que garantiu que o local mantivesse suas condições para treino. “A população ama o parque. Por isso estamos investindo na reforma das quadras e buscando parcerias para a revitalização do velódromo e da pista de BMX, o que demanda um projeto especializado”.
A professora de Educação Física e empresária, Verônica Abreu, é mãe da atleta Lunna Abreu Mendes – que ficou em terceiro lugar na categoria Femi-mini-B. Nascida e criada no Monte Castelo, bairro vizinho ao parque, Verônica parabenizou a realização do evento. “É muito gratificante retornar ao Parque Fernão Dias, que fez parte da minha história. Contagem estava carente de atividades desse nível e por essa iniciativa deve ser parabenizada”.
Clique e confira a galeria de fotos.