Nesta terça-feira (30/8), Contagem celebra 111 anos, mas quem recebe o presente é a população da cidade. Fechando as comemorações do mês de aniversário, com chave de ouro, a partir das 19h, acontece o show do cantor Zé Ramalho, no Espaço Popular, na região central da cidade. Ele vai embalar a noite com seus principais sucessos, construídos em mais de 50 anos de carreira, como Chão de giz, Avohai, Sinônimos e Entre a Serpente e a Estrela.
Na parte da manhã, será feita a liberação da pista da avenida João César de Oliveira, na altura do viaduto do Beatriz, no trecho sobre a Via Expressa e a linha férrea.
“É um fechamento com chave de ouro. Contagem merece toda essa festa, com shows, eventos variados, sempre com a presença da Feira da Economia Solidária, que abrilhanta os locais com comidas e bebidas de qualidade. Contagem chega aos 111 anos celebrando a vida, as relações, a amizade, os encontros e nossas tradições”, comentou a secretária de Cultura, Monique Pacheco.
Complexo Viário do Beatriz
A pista ser liberada integra a ampliação do viaduto que prevê o aumento do número de faixas que compõem o trecho, que passará de duas para quatro, no sentido bairro Eldorado e, para três, em direção à região Sede, melhorando, significativamente, o fluxo de cerca de 80 mil veículos que passam pelo local diariamente. No local, foram realizados serviços de urbanização, como meio-fio, passeio, sarjeta, drenagem superficial com bocas-de-lobo, e instalados piso tátil e guarda-corpos para garantir a segurança dos pedestres.
A ampliação do viaduto faz parte do projeto do Complexo Viário Beatriz. Nele, está incluído o novo traçado da av. João César de Oliveira, que está sendo deslocada para a direita até a alça de acesso à Via Expressa em direção à Betim. A alteração do corredor é necessária para que o Terminal Sede do Sistema Integrado de Mobilidade - SIM seja, futuramente, construído nas pistas centrais da avenida, integrando a implantação do Corredor Norte-Sul, que vai ligar as regiões da Cidade Industrial e Nova Contagem.
“Esta é uma obra muitíssimo importante. O viaduto Beatriz é a única ligação que temos do centro de Contagem com a região do Eldorado. Sua ampliação vai proporcionar mais fluidez ao trânsito, melhorando a mobilidade do município”, ressaltou a prefeita Marília Campos.
Intervenções importantes já foram concluídas nas vias adjacentes ao viaduto, como a adequação viária da avenida Carmela Dutra, que dá acesso ao bairro Beatriz, e o alargamento da alça do viaduto sobre a Via Expressa, para melhorar o raio de giro dos ônibus e carretas. Neste momento, está sendo feita a terraplanagem do estacionamento de ônibus do terminal. A expectativa de conclusão destas etapas é para até o final de 2022.
O custo da obra, considerando o Complexo Viário que está em andamento, é de cerca de R$16 milhões, financiados pelo Programa de Aceleração do Crescimento – PAC.
111 anos de Contagem - 30 de agosto (terça-feira)
Espaço Popular de Contagem (encontro das ruas Presidente Kennedy e Dr. Cassiano), ao lado da praça da Jabuticaba, no bairro Centro