Show faz parte das festividades em comemoração aos 111 anos de Contagem
Quem passou pela praça da Glória (bairro Eldorado, ao lado do Big Shopping) neste domingo (28/8) pode conferir — gratuitamente — o show da Orquestra Sesiminas, sob a regência do maestro Felipe Magalhães. A apresentação faz parte das festividades em comemoração aos 111 anos de Contagem.
A prefeita de Contagem, Marília Campos, participou da apresentação. “A música clássica nos aquece a alma. Eu sempre me empenho na promoção cultural do município, apoiando artistas locais ou trazendo grandes referências artísticas de fora”, disse.
Marília também citou a importância de eventos para a cidade. “Quando queríamos ver um bom filme, tínhamos que ir para outras cidades. Da mesma forma quando queríamos ouvir boa música. Agora, trabalhamos para que tudo de bom aconteça em Contagem. Aliás, até já encomendamos um festival de jazz aqui para o município”.
A prefeita reiterou que o edital para a reforma e recuperação do Cine Teatro de Contagem será publicado em breve.
A orquestra começou sua apresentação executando músicas eruditas. Da abertura de La Clemenza di Tito, de Mozart, seguida de O Andante Festivo (de Jean Sibelius) passando pelo Trenzinho do Caipira (de Villa-Lobos) e pela Romanza Andaluza (de Pablo Sarasate).
O maestro Felipe Magalhães também executou três músicas cuja criação remonta a mesma época em que Contagem conseguiu sua emancipação política e administrativa, elevando-se a condição de município. São elas: Odeon (de Ernesto Nazareth), Carinhoso (de Pixinguinha) e Tico-tico no Fubá (de Zequinha de Abreu).
A canção Carinhoso, aliás, ganhou o belo acompanhamento de vozes do público presente.
Mesclando o pop e a contemporâneo, a orquestra também tocou músicas temas de filmes de cinema (Piratas do Caribe, A Pantera Cor de Rosa e Era uma Vez na América) e outras canções da música popular brasileira.
Luiz Antônio, morador do bairro Eldorado, parabenizou pela apresentação. “É um ótimo evento. Fico muito feliz de ver todo esse resgate da cultura e da promoção de eventos, o que nos proporciona sinais de semana mais prazerosos”.
O subsecretário de Cultura de Contagem, Marcelo Bones, explicou que a ideia de toda a programação é trazer o máximo de variedades e diversidades possíveis. “Tivemos shows de rock, de música popular, atividades esportivas e era fundamental também termos músicas de concerto”.
Bones concluiu destacando que embora a música clássica não tenha muito espaço de difusão, ela encanta a todas as idades. “As pessoas têm pouco acesso a esse tipo de música. E quando elas têm esse acesso, quando têm a oportunidade de curtir essa música, elas se encantam, gostam e passam a pedir cada vez mais que sejam feitas apresentações como estas, de música de concerto”.
CLIQUE AQUI E ACESSA A GALERIAS DE FOTOS
Autor: Repórter Guilherme Jorgui/PMC