Ir para o conteúdo

Prefeitura Municipal de Contagem e os cookies: nosso site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar você concorda com a nossa Política de Cookies e Privacidade.
ACEITAR
PERSONALIZAR
Política de Cookies e Privacidade
Personalize as suas preferências de cookies.

Clique aqui e consulte nossas políticas.
Cookies necessários
Cookies de estatísticas
SALVAR
Prefeitura Municipal de Contagem
Acompanhe-nos:
Rede Social Facebook
Rede Social Instagram
Rede Social Flickr
Notícias
AGO
19
19 AGO 2022
ADMINISTRAÇÃO
Servidores participam de curso sobre “Atendimento ao Público” promovido pela Escola de Governo
receba notícias

Com o objetivo de melhorar a qualidade do atendimento ao cidadão, a Escola de Governo, órgão vinculado à Secretaria de Administração – Sead, promoveu, em parceria com a Faculdade Univeritas, nesta quinta-feira (18/8), o curso “Atendimento ao Público”, realizado no auditório da sede administrativa da Prefeitura, reunindo servidores públicos de diversas secretarias. 

A palestra foi ministrada pela professora e diretora da Faculdade Univeritas, Leila Vaz da Silva, que propôs uma reflexão sobre as diversas situações no atendimento ao público. De acordo com Leila, para ter competência neste serviço é preciso ter conhecimento, desenvolver habilidades e ter atitude.  

“É preciso que o servidor tenha motivação, capacitação, saiba acolher e ouvir com atenção, dando importância ao outro, estando disponível para aquele atendimento. Atender é o mesmo que servir, por isso é importante estar atento às necessidades e sentimentos dos outros”, disse. 

Segundo Leila, o atendimento público deve ter como foco resolver o problema do outro ou, pelo menos, orientar a pessoa para que ela saiba como conseguir resolver a sua questão. “Servir significa dar um atendimento que consiga oferecer uma solução, de modo gentil, simpático e cuidadoso, para que a pessoa fique mais do que satisfeita, mas realmente feliz com o tratamento recebido”, destacou. 

A palestrante ainda falou sobre os diversos perfis de pessoas que o servidor atende e as estratégias mais adequadas para atender com qualidade. “Muitas pessoas já chegam alteradas devido a várias questões, mas o servidor deve mostrar-se sempre disposto a ouvir, orientar e ajudar o outro a tomar decisões. O atendimento do servidor deve passar sempre uma imagem positiva do seu trabalho e da Prefeitura, afirmou”. 

A subsecretária de Recursos Humanos, Érica Mendonça, enfatizou que o verdadeiro sentido da expressão "servidores públicos" é servir ao cidadão e não tem como desempenhar esta tarefa de forma eficiente sem ouvir o outro, com habilidade e a atitude correta. “A palestra foi bastante interativa e os conhecimentos foram transmitidos de forma muito prática, leve e totalmente possível de ser aplicada no nosso dia a dia”, disse. 

A diretora de Medicina do Trabalho, Júnia Cristiane Marazze, achou o conteúdo da palestra muito enriquecedor. “O nosso cotidiano na Prefeitura é atender pessoas com perfis diferentes e, às vezes, bem difíceis, e o curso nos abriu caminhos, nos mostrando como é possível ter mais paciência e mais empatia no atendimento ao público”, elogiou. 

A servidora da Ouvidoria do SUS, Vanessa da Silva, disse que achou a palestra muito necessária. “Para a gente que trabalha com um usuário diverso, é muito importante ter uma capacitação como esta. Os tópicos foram pertinentes e as estratégias que foram colocadas para melhorar o atendimento são muito fáceis de colocar em prática no dia a dia. Eu gostei muito”, destacou. 

O servidor da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania, Luiz Otávio Reis, também achou o curso interessante e necessário. “A palestra foi extremamente importante para capacitação daqueles que atuam na ponta, no atendimento ao público, para levar a mensagem da Prefeitura e as políticas públicas que nós executamos, com mais qualidade e atenção ao cidadão”, disse.

Clique e confira as fotos.

Autor: Adriana Borges
Seta
Versão do Sistema: 3.4.3 - 10/03/2025
Copyright Instar - 2006-2025. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia