Com o objetivo de melhorar a qualidade do atendimento ao cidadão, a Escola de Governo, órgão vinculado à Secretaria de Administração – Sead, promoveu, em parceria com a Faculdade Univeritas, nesta quinta-feira (18/8), o curso “Atendimento ao Público”, realizado no auditório da sede administrativa da Prefeitura, reunindo servidores públicos de diversas secretarias.
A palestra foi ministrada pela professora e diretora da Faculdade Univeritas, Leila Vaz da Silva, que propôs uma reflexão sobre as diversas situações no atendimento ao público. De acordo com Leila, para ter competência neste serviço é preciso ter conhecimento, desenvolver habilidades e ter atitude.
“É preciso que o servidor tenha motivação, capacitação, saiba acolher e ouvir com atenção, dando importância ao outro, estando disponível para aquele atendimento. Atender é o mesmo que servir, por isso é importante estar atento às necessidades e sentimentos dos outros”, disse.
Segundo Leila, o atendimento público deve ter como foco resolver o problema do outro ou, pelo menos, orientar a pessoa para que ela saiba como conseguir resolver a sua questão. “Servir significa dar um atendimento que consiga oferecer uma solução, de modo gentil, simpático e cuidadoso, para que a pessoa fique mais do que satisfeita, mas realmente feliz com o tratamento recebido”, destacou.
A palestrante ainda falou sobre os diversos perfis de pessoas que o servidor atende e as estratégias mais adequadas para atender com qualidade. “Muitas pessoas já chegam alteradas devido a várias questões, mas o servidor deve mostrar-se sempre disposto a ouvir, orientar e ajudar o outro a tomar decisões. O atendimento do servidor deve passar sempre uma imagem positiva do seu trabalho e da Prefeitura, afirmou”.
A subsecretária de Recursos Humanos, Érica Mendonça, enfatizou que o verdadeiro sentido da expressão "servidores públicos" é servir ao cidadão e não tem como desempenhar esta tarefa de forma eficiente sem ouvir o outro, com habilidade e a atitude correta. “A palestra foi bastante interativa e os conhecimentos foram transmitidos de forma muito prática, leve e totalmente possível de ser aplicada no nosso dia a dia”, disse.
A diretora de Medicina do Trabalho, Júnia Cristiane Marazze, achou o conteúdo da palestra muito enriquecedor. “O nosso cotidiano na Prefeitura é atender pessoas com perfis diferentes e, às vezes, bem difíceis, e o curso nos abriu caminhos, nos mostrando como é possível ter mais paciência e mais empatia no atendimento ao público”, elogiou.
A servidora da Ouvidoria do SUS, Vanessa da Silva, disse que achou a palestra muito necessária. “Para a gente que trabalha com um usuário diverso, é muito importante ter uma capacitação como esta. Os tópicos foram pertinentes e as estratégias que foram colocadas para melhorar o atendimento são muito fáceis de colocar em prática no dia a dia. Eu gostei muito”, destacou.
O servidor da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania, Luiz Otávio Reis, também achou o curso interessante e necessário. “A palestra foi extremamente importante para capacitação daqueles que atuam na ponta, no atendimento ao público, para levar a mensagem da Prefeitura e as políticas públicas que nós executamos, com mais qualidade e atenção ao cidadão”, disse.
Clique e confira as fotos.