O Projeto Circuito Inclusão está com inscrições abertas para quem deseja integrar o primeiro time mineiro de Power Soccer - futebol de cadeirantes motorizados. Podem se inscrever pessoas com deficiências severas, a partir dos 5 anos de idade, que dominem o total controle da cadeira motorizada. A inscrição é gratuita e estarão abertas sem prazo de encerramento.
Para se inscrever ou apoiar a equipe de alguma forma, os interessados devem entrar em contato pelo telefone ou WhatsApp (31) 98568-1797, ou pessoalmente no Projeto Circuito Inclusão, situado na rua Paulo César de Mendonça, 160A, bairro Pedra Azul, em Contagem.
A iniciativa conta com o apoio da Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, em conjunto com a rede de ONGs “Gerando Falcões”.
O time, filiado a Associação Brasileira de Futebol em Cadeiras de Rodas - ABFC, já conta com três atletas - João Bernardo, Yago e Maria Beatriz - que iniciaram os treinos, visando a participação no campeonato brasileiro de Power Soccer que ocorrerá em outubro, no Rio de Janeiro.
Circuito Inclusão
O Instituto Circuito Inclusão, apoiado pela Prefeitura, é uma organização da sociedade civil que fomenta o lazer, o esporte e o desenvolvimento social das pessoas com deficiência e suas famílias. A organização conta com o trabalho voluntário e de parcerias e atua de forma itinerante, levando o esporte para crianças, adolescentes e jovens. A Organização da Sociedade Civil - OSC oferece, gratuitamente, projetos em diversas cidades e nas escolas públicas e privadas com o Circuito nas Escolas, além de promover o aluguel social dos brinquedos para que os eventos sejam acessíveis a todos.
Power Soccer
Power Soccer é o futebol jogado por cadeirantes motorizados. O esporte é originário da França, e foi criado em 1978 para reabilitar jovens com deficiências severas, como a tetraplegia, amiotrofia espinhal, distrofia muscular, paralisia muscular, entre outras. A modalidade foi aperfeiçoada e desenvolvida ao longo dos anos e ao redor do mundo, de modo que em 2006, a Federação Internacional de Futebol em Cadeira de Rodas - Fipfa, unificou as regras do jogo. Em seguida, em 2007, foi realizada, em Tóquio, no Japão, a primeira Copa do Mundo de Power Soccer.
É a única modalidade coletiva que pode ser praticada por atletas que usam cadeiras motorizadas para sua locomoção diária, além de ser o primeiro esporte competitivo em equipe pensado para ser disputado, exclusivamente, por pessoas com deficiência. A atividade, inclusiva e terapêutica, desenvolve qualidades desportivas, mostrando que o futebol é para todos, como também estimula o espírito de equipe e a construção de novas amizades.