Representantes da Prefeitura de Contagem se reuniram nesta segunda-feira (8/8) com membros da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte - ARMBH. O tema central do encontro foi a situação da regularização fundiária no município, mas também foram discutidas algumas das principais demandas da cidade, como transporte metropolitano e situações relacionadas às concessionárias Cemig e Copasa.
Durante a reunião, a prefeita Marília Campos, disse que o município é marcado pelas irregularidades que ocorreram durante o processo de ocupação, tanto em bairros já consolidados como em vilas e favelas. Além disso, a prefeita afirmou que o processo de regularização é caro e não pode ser resolvido de uma vez.
“Na nossa concepção, para realizar a regularização fundiária, além de titular, temos que fazer a urbanização para garantir o direito da cidade, que não é de uma vez só, precisa de um planejamento”, explicou.
Marília informou para os visitantes que o município está trabalhando para desenvolver e implantar, em Contagem, um Programa Municipal de Regularização Fundiária.
A secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Mônica Cadaval, afirmou que recentemente o município se cadastrou para uma linha de financiamento do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais - BDMG, voltado para regularização fundiária, e a intenção é retomar as regularizações, que entre os anos 2005 a 2012, beneficiou mais de 9 mil famílias em Contagem.
“É a primeira vez que o BDMG financia esse tipo de ação. Então surgiu essa possibilidade de fazer uma experiência em Contagem, fazer um piloto para essa linha e assim retornarmos com o projeto de regularização no município”, explicou.
A diretora-geral da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte - Agência RMBH, Mila Corrêa da Costa, afirmou que a agência está trabalhando com um programa denominado “Agência no seu município”, onde a equipe da agência visita os municípios para ouvir as demandas e seus desafios, e assim buscar soluções integradas que possam ajudar na solução das demandas.
“Estivemos aqui hoje com a prefeita Marília e sua equipe para entendermos um pouco das demandas de Contagem. Foi um primeiro encontro de diagnóstico, no qual tratamos de temas muito importantes para o município, e a partir de agora, vamos ter outras rodadas com as equipes para tratar de cada um desses temas”.
Participaram do encontro o assessor especial do Governo de Minas Gerais e Enlace com o Governo Federal, coronel Carlos Henrique Guedes e equipe.