Na próxima segunda-feira (1º/8), começa mais uma etapa das obras de melhoria da Área de Preservação Ambiental - APA Parque Fernão Dias. A previsão é que as intervenções durem 90 dias e o valor investido será de 258 mil reais.
Entre as melhorias está prevista a reforma de três quadras, sendo uma delas a principal, localizada no velódromo. A quadra será multiuso com traves de futebol, tabelas de basquete e suportes novos para rede de vôlei. As intervenções da quadra não contemplam o velódromo.
Além da quadra principal também será feita a reforma de outras duas quadras do parque, inclusive com instalação de alambrados. Ainda será feita a requalificação do parquinho de areia, melhorias e reforma da área de convivência na entrada do parque. Para dar mais comodidade aos visitantes, serão instalados mais bancos, mesas de jogos e lixeiras.
De acordo com a secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Contagem, Maria Thereza Camisão Mesquita, com as novas intervenções, o parque ficará cada vez mais atrativo para a população, com mais lazer, atividades esportivas e culturais. “Temos o compromisso desde a reabertura do parque, no ano passado, de promover melhorias no espaço para que a população possa se apropriar do parque, que ele volte a ser o que era antes do fechamento da área”.
Ela também destacou a importância da parceria com a Federação das Indústrias de Minas Gerais - Fiemg nas intervenções que serão realizadas no local, que possui uma grande estrutura e mais de 98 hectares de área total. “A parceria da Fiemg é fundamental na captação de patrocinadores para a viabilização das intervenções no parque. Só com o envolvimento dos parceiros é que vamos conseguir fazer as melhorias que o parque necessita”.
Segundo a secretária-executiva do Conselho Estratégico da Fiemg, Daniela Britto, é importante destacar que as intervenções do parque serão possíveis, graças às doações das indústrias parceiras e da colaboração dos governos municipal e estadual. “A Fiemg é uma grande parceira da sociedade em ações de desenvolvimento econômico e social”, afirma.
As ações são desenvolvidas em parceria entre a Prefeitura de Contagem, a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável - Semad, Instituto Estadual de Florestas - IEF e a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais - FIEMG.
As intervenções serão realizadas pela Fiemg, com investimentos doados pelas indústrias mineiras, Anglo Gold, Banco BMG, Bemisa, Cedro Mineração, Kinross, MRS Logística e Plena Alimentos.