Com 15 ruas concluídas e três em execução, a 1ª etapa do Programa Asfalto Novo está ganhando mais cinco frentes de trabalhos, nas regiões Ressaca, Eldorado e Industrial. Aceleradas, as obras de revitalização completa de vias já repercutem no trânsito da cidade, apresentando um fluxo mais ágil, seguro e confortável para os motoristas que usam diariamente as ruas beneficiadas.
Os trabalhos de fresagem na avenida General David Sarnoff, região Industrial, foram adiantados no período noturno ao longo desta semana, tendo concluído o processo na pista da direita, no trecho da trincheira sob a Rodovia Fernão Dias sentido praça do Trabalhador. A rua Norberto Mayer, no Eldorado, está sendo finalizada, e a avenida Princesa Isabel, na Ressaca, passará a ser executada à noite a partir da próxima semana.
Na região Eldorado, as equipes atuam com duas frentes de trabalho, dia e noite, o que acelera a conclusão das etapas de revitalização de vias. A avenida Olímpio Garcia, que tem 1,2 km de extensão e liga o Eldorado com o Riacho, será iniciada na segunda-feira que vem, no período noturno.
A rua Buganville, com cerca de 2 km, também receberá os trabalhos a partir do começo da próxima semana, com os trabalhos sendo realizados durante o dia.
Outras vias com serviços em plena execução são a rua Humberto de Moro, no Riacho, em fase de conclusão; rua Cidade de Minas, no Nacional, que também está recebendo trabalhos de modernização da rede de esgotamento realizada pela Copasa, e a avenida Pedro Olímpio da Fonseca, na região Eldorado.
Vias já atendidas
As ruas incluídas na 1ª etapa do programa e que já tiveram a pavimentação finalizada são: avenidas Columbia e Centauro (Riacho), inclusive, o encabeçamento do viaduto que liga essas duas vias foi realizado; avenida Adutora William Douglas, trecho da Adutora Várzea das Flores e ruas Renato Azeredo e Felisbino Pinto Monteiro (Sede); ruas Joaíma, Laudelina Castorina e avenida Wilson Tavares Ribeiro (Nacional); ruas Manoel Pereira Mendes, Inglaterra, Madre Margherita Fontanaresa, Rio Comprido e avenida Trajano de Araújo Viana (Eldorado); VC-3 (Vargem das Flores) e restante da avenida Adutora Várzea das Flores (Petrolândia).
As vias já concluídas receberão, em breve, as obras complementares, que incluem sarjeta, meio-fio, sinalização e reparos em rampas de garagem que precisaram ser atingidos no processo de fresagem.
Ao todo, a 1ª etapa contempla 53 ruas e avenidas espalhadas pelas oito regiões de Contagem, totalizando 52 km de vias. A 2ª etapa será iniciada no primeiro trimestre de 2023.