Cumprindo o planejamento de aumentar a qualidade de vida em todas as regiões da cidade, a Prefeitura de Contagem está atendendo um pedido antigo da comunidade do bairro Icaivera, na região de Vargem das Flores, e incluindo a rua Camaçari no Programa de Urbanização de Vias do município. Os estudos iniciais já começaram para que uma obra estruturante seja implantada o mais breve possível no local.
A rua Camaçari fica em uma região de vale bastante acidentada, por isso necessita de diversas intervenções, como rede de drenagem, muros de contenção, asfaltamento e esgotamento sanitário - esta, a ser realizada pela Copasa.
O subsecretário de Planejamento e Projetos, Pedro Paulo Ferreira dos Santos, comunicou a determinação do governo municipal de resolver definitivamente a questão da urbanização completa da via.
“Esse é um loteamento antigo e na ocasião em que foi liberado, a legislação não previa legalmente a implantação dos benefícios necessários aos moradores. Já fizemos duas vistorias, em maio e junho deste ano, e estamos fazendo os estudos iniciais para embasar a elaboração dos projetos e, com isso, vamos fazer o orçamento e licitar a obra para implantar a urbanização por completo, incluindo drenagem, contenções e pavimentação”, afirmou.
Estão incluídos nos estudos indispensáveis para a execução das intervenções, o levantamento topográfico da área; estudos hidrológicos da microbacia de contribuição; estudos hidráulicos para dimensionamento da drenagem; projetos geométrico, de terraplenagem e pavimentação da via; projeto de drenagem e projetos de contenções em pontos específicos.
Após a conclusão desta etapa, será feita a viabilização dos recursos financeiros e a licitação para a realização das obras.
Ações paliativas
Enquanto o projeto é desenvolvido, a comunidade da rua Camaçari já começou a receber melhorias no local, a fim de tornar o dia a dia dos moradores mais tranquilo e seguro. A Prefeitura iniciou, nesta quarta-feira (27/7), os serviços de retirada de encosta da via, que facilitará o tráfego de veículos e corrigirá os problemas que estavam causando o estreitamento da rua.
A Secretaria de Obras e Serviços Urbanos - Semobs está articulando outras ações paliativas para o local, como o patrolamento da via com fresa e também intervenções de limpeza urbana.