A artista plástica Ana Cristina Leão de Souza, mais conhecida como Cris Leão, ofertou o curso “Mosaico Reciclável: Cacos que Encantam” para 30 pessoas, durante o mês de maio e junho. Voltado para o público de mulheres, idosos, negros e LGBTQIA+, a artista realizou a ação após ser contemplada pelo Fundo Municipal de Cultura. O curso foi ofertado para três turmas de dez pessoas, distribuídas nas regionais Sede, Eldorado e Vargem das Flores.
Graduada em Letras pela PUC Minas, Cris alega que o objetivo da oficina foi ensinar a arte mais antiga do mundo: o mosaico. “Em cada turma foram ministradas seis aulas de três horas, uma vez por semana, totalizando 18h o curso. Os alunos trabalharam com azulejos reciclados, azulejos novos e pastilhas que recebi de doações. Os trabalhos de mosaico, além de serem extremamente uma terapia deliciosa, também geram uma renda extra para quem se dedica a eles”, explicou a contagense. Ao final do curso, os grupos fizeram uma confraternização e a artista plástica entregou os certificados.
Os alunos fizeram trabalhos de molduras de vidro, bandejas e quadros. “Eu achava que os caquinhos eram todos quebrados por uma marreta, e acreditava que não aprenderia nada. Hoje aprendi a amar o mosaico e compreendo a paixão da professora pela sua arte. Agradeço a Cris que, com seu jeito de ensinar, mostrou a todos nós como fazer esse trabalho lindo”, disse Leninha Oliveira.
Outra aluna que adorou as atividades foi Silvania. “Tento buscar palavras para dizer como foi essa experiência nesse curso maravilhoso ministrado pela Cris e ofertado pela Prefeitura de Contagem. Gratidão pelo incentivo e por cada detalhe minucioso que a professora nos ensinou nessa arte tão linda que é o mosaico”.
A técnica de unir peças coloridas e coladas em uma superfície desperta a atenção das pessoas em qualquer lugar com o seu charme. Além de decorar os ambientes, o mosaico ajuda no combate a depressão e gera renda a quem precisa. Entre os benefícios da arte está a de fortalecer as conexões com o mundo, ampliar horizontes, desenvolver habilidades interculturais, criar novas expectativas e possibilitar o acúmulo de ensinamentos.