No Dia Mundial das Zoonoses, nesta quarta-feira (6/7), Contagem propõe a conscientização da população sobre as principais medidas de prevenção contra doenças infecciosas que são transmitidas por meio dos animais de estimação, insetos ou outros, aos seres humanos.
Para combater e prevenir as zoonoses, a Secretaria Municipal de Saúde – SMS conta com a Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses – UVZ, responsável pela vigilância, prevenção e controle das zoonoses na cidade.
Segundo a diretora da UVZ Contagem, Samantha Leão, o município conta com programas de controle de febre maculosa, arboviroses (dengue, zika e chikungunya) e caramujo africano. “O conceito trabalhado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), é o de saúde única. Na perspectiva de que não há saúde humana, se não existir a saúde animal e ambiental. Então, é neste sentido que a zoonoses trabalha, buscando sustentabilidade e o bem-estar humano e animal.”, destacou a diretora.
A transmissão de doenças ocorre pelo contato, por meio de arranhaduras de animais doentes, picada de insetos, água ou solo infectados. Por isso, é essencial que os tutores também façam sua parte em relação aos cuidados com os animais, atuando na prevenção de doenças, mantendo a vacinação em dia e evitando que os animais fiquem em locais que sejam propícios para o surgimento de doenças, como lugares com lixo e muita vegetação.
Caso haja suspeita de alguma zoonose, a Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses de Contagem está apta para prestar a assistência necessária.
Dia Mundial das Zoonoses
A data escolhida é um marco importante para a saúde mundial. Afinal, o cientista Louis Pasteur, aplicou a primeira dose da vacina antirrábica em uma criança de nove anos. Para marcar a data, a Organização Mundial da Saúde - OMS, definiu o dia 6 de julho como o Dia Mundial das Zoonoses.
Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses – UVZ
Endereço – av. João César de Oliveira, 4665 – Eldorado
Telefone – (31) 3351-3722