Com o objetivo de traçar metas e planejar novas estratégias de fiscalização, a equipe do Procon Contagem, da Vigilância Sanitária e de Posturas, tem atuado em conjunto nos comércios do município. Na quinta-feira (23/06), foi realizada a primeira fiscalização em conjunto. “Desta forma, a parceria pretende otimizar as fiscalizações com a intenção de fortalecer a informação orientando os comerciantes além de potencializar o as nossas inspeções” afirmou o diretor de Fiscalização, Estudos e Pesquisas do Procon Contagem, Hygor Augusto Ubirajara.
Hygor explicou que os profissionais da fiscalização do Procon Contagem tem a missão de fiscalizar as relações de consumo, como por exemplo a falta de preço, o não cumprimento de oferta, validade, propagandas (se são enganosas ou abusivas), dentre outros direitos que devem ser respeitados. Já a Vigilância Sanitária atua nas fiscalizações que expõe os cidadãos ao risco de saúde, como por exemplo, a venda de carne estragada. A fiscalização de Posturas, verifica se o estabelecimento tem as autorizações para funcionar no ramo que se propõe.
A ação é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania em parceria com as secretarias municipais de Saúde e de Desenvolvimento Urbano e Habitação.
Informações e denúncias:
O consumidor ou fornecedor que quiser receber orientações ou enviar denúncias devem entrar em contato por meio do e-mail procon@contagem.mg.gov.br ou do WhatsApp (31) 98979.4168, que funciona de segunda a sexta-feira de 8 às 17h.