Priorizando os desafios da saúde na cidade, a Prefeitura trabalha com dedicação para reduzir a fila de espera das consultas especializadas dos Centros de Atenção Especializada Iria Diniz e Ressaca. Para isso, implementou, em fevereiro de 2022, o “Mutirão Mais Consulta” para acelerar a redução da fila, que em dezembro de 2021 tinha 70.756 pessoas na espera por uma consulta ou retorno.
O investimento total é de R$ 6,1 milhões para consulta e exames. Os resultados positivos da ação já são sentidos quatro meses depois, com a redução de 26,59% da fila quando comparada a dezembro, e 18% menor ao ser comparada com o mês de fevereiro. Com novos procedimentos, a Prefeitura conseguiu reduzir também as ausências de pacientes que marcam as consultas mas não comparecem.
Para fazer a fila andar, nos últimos meses houve oferta total, que inclui a capacidade própria do Centro Atenção Especializada mais as consultas do mutirão, de 44.299 agendamentos, entre primeira consulta e retorno.
O tempo de espera para a primeira consulta caiu em todas as especialidades com destaque para: ortopedia 88%, dermatologia 85%, endocrinologia 65%, urologia 49%. Para as consultas de retorno, a fila está menor para otorrino 58%, dermatologia 48%, cardiologia 35%. Se antes as pessoas chegavam a esperar por dois, três, quatro anos, na nova realidade das consultas especializadas em Contagem o tempo de espera está em no máximo 90 dias para algumas especialidades. Tempo de espera esse que a Secretaria de Saúde continua trabalhando para reduzir ainda mais.
Exames apresentam aumento expressivo
Assim como nas consultas, o mutirão também está aumentando a capacidade para a realização de exames de média e alta complexidade. Até o momento foram ofertados 21.018 exames de média complexidade, que incluem, radiografia, ultrassonografia, colonoscopia, entre outros. A oferta saiu de 3.690 exames em janeiro para 4.906 exames em maio/22. Um aumento de 25%. Já para os exames de alta complexidade a oferta foi expressiva, com um aumento de 72,8%, em quase quatro meses de mutirão. Foram 4.538 agendamentos contemplando: ecocardiografia transtorácica, ressonância, tomografia, videolaringoscopia e outros, ampliando a oferta de 372 exames ofertados em janeiro/22 para 1.369 exames em maio/22.
Para reduzir a fila de espera, além de contratar consultas por licitação, os Centros de Atenção Especializadas - Iria Diniz e Ressaca passaram por mudanças nos seus processos de agendamento e monitoramento de atendimento. A expectativa é de que os resultados melhorem mais ainda em um período de seis meses.
No CAE Iria Diniz foi implantado o Pós-consulta, que auxilia no monitoramento das demandas solicitadas pelos especialistas para agendamento do retorno, bem como a melhoria das informações contidas nas solicitações médicas e orientação aos usuários.
Também foi implantado a Central de Digitação e Telefonia, permitindo agendamento por contato telefônico de acordo com a disponibilidade dos usuários e com 100% das confirmações dos agendamentos do mutirão. O objetivo é expandir este modelo para os agendamentos de todas as consultas e exames, permitindo melhor aproveitamento das vagas e diminuição de ausências dos usuários.
Os novos processos também ajudaram a diminuir as faltas de 40% registradas em 2021 para 26% em fevereiro e maio de 2022.
Para agilizar o atendimento nas especialidades alergista adulto/infantil; angiologia, cirurgia vascular - pé diabético, colposcopia, coloproctologia (a partir de 15/06/22) dermatologia – hanseníase, endocrinologia Infantil, gastroenterologia adulto, geriatria (a partir de 15/6/22), infectologia, mastologia (a partir de 15/6/22, nefrologia infantil, pneumologia infantil, o paciente consulta na unidade de saúde de referência com o clínico e já sai agendado para a especialidade encaminhada.
A exceção são os pacientes da infectologia infantil que são agendados diretamente no Serviço de Assistência Especializada - SAE pelos telefones: (31) 3058-1597 / 3058-1598.