Para viabilizar o Programa Trama Verde, técnicos da Defesa Civil de Contagem estiveram, na quarta-feira (25/5), na sede da Deflor, em Contagem, para conhecer o trabalho da empresa. A Deflor é especializada em bioengenharia e produz, entre outras tecnologias sustentáveis, biomantas que protegem o solo contra a erosão, até que a vegetação se estabeleça. A secretária de Defesa Social, Viviane França, e a subsecretária de Proteção e Defesa Civil, Ângela Gomes, acompanharam os técnicos.
No local, a equipe da Prefeitura pôde ver como é feito o processo de produção e as matérias-primas utilizadas, bem como os serviços e valores empregados pela empresa. De acordo com a subsecretária Ângela Gomes, a Defesa Civil executará, no próximo mês, um projeto-piloto de revegetação em área degradada, de aproximadamente dois hectares, no Morro dos Cabritos, na região da Ressaca.
“A intenção é apresentar ao município um novo conceito de solução ambiental para o controle de erosões, de contenção, drenagem e de áreas degradadas, a partir da adoção de tecnologias aplicadas à bioengenharia. Queremos retomar a importância dessas áreas e dar a elas novos usos”, explicou.
Para a subsecretária, as instituições, sejam elas públicas ou privadas, não podem continuar achando que a impermeabilização do solo (concretagem) é a única forma de estruturá-lo. “Atualmente, temos no mercado opções sustentáveis que são capazes de aumentar a biodiversidade ao mesmo tempo em que reduzem a gravidade do risco e evitam a ocorrência de desastres futuros. Nesse sentido, a parceria com a Deflor seria fundamental para assegurar a qualidade e a viabilidade do projeto”, ponderou.
Comprometido com a causa, o engenheiro e fundador da Deflor, Aloísio Rodrigues Pereira, colocou sua equipe à disposição para fazer uma visita técnica ao local onde será executado o projeto-piloto do Trama Verde e, também, para trabalhar em parceria. “Podem contar conosco. Vamos avaliar qual a melhor técnica a ser empregada. O importante é dar o primeiro passo e, posteriormente, avaliar os resultados e a viabilidade, buscando junto a isso a construção de uma noção de educação ambiental com a população para mantê-lo”, pontuou.
Também presente, a secretária Viviane França agradeceu o apoio e a disponibilidade da empresa e destacou que o projeto poderá ser explorado pela Deflor para servir de modelo para outros municípios. “Caso dê certo, vamos implementar um novo modo de fazer contenções: inovador e economicamente sustentável, com olhos direcionados para o futuro”, avaliou a secretária.
Trama Verde
O Programa Trama Verde visa a conservação e a proteção do solo, por meio da revegetação e do aumento da biodiversidade, potencializando a infiltração da água e minimizando desastres por erosão e deslizamento por meio da bioengenharia dos solos.