A Casa da Cultura Nair Mendes Moreira – Museu Histórico de Contagem foi palco, na noite desta quarta-feira (19/5), de um debate que refletiu sobre a importância dos museus na sociedade. Com o tema “O Poder dos Museus”, o evento, que integra a programação da Semana Nacional de Museus, recebeu cerca de 80 pessoas, entre alunos do Projeto Casa Aberta; do Ensino de Jovens e Adultos - EJA; e do Curso de Capacitação Profissional - CCP de Artes Cênicas de Contagem.
“O Museu é um espaço para as diversas pessoas, tem um edital aberto nesse sentido (Ocupa Galerias) com intuito de mostrar a cultura diversa de Contagem, das pessoas, das tradições”, destacou a secretária de Cultura, Monique Pacheco. “A história dessa cidade, que é vasta, precisa ser conhecida por jovens e adultos, estudantes e por quem passa por aqui”, completou.
Consoante a esse pensamento esteve o professor Marconi Carvalho, que levou cerca de 20 alunos para não apenas ver as obras expostas, mas também acompanhar a palestra. “É uma honra estar aqui, trazer estudantes para estarem aqui. É uma aula que não é possível ministrar nos espaços tradicionais. Quando há a possibilidade de eles saírem e praticarem a convivência humana, é uma experiência única. Que mais estudantes estejam sempre presentes e absorvam conhecimentos não apenas das histórias expostas, como do próprio lugar. A Casa da Cultura, por si só, é um caso vasto de histórias”.
Responsável pela escolha e montagem das exposições municipais, o artista Fernando Perdigão ressaltou que é primordial para os contagenses e quem vive na cidade, que sempre estejam ocupando os espaços públicos, como museus e bibliotecas, além de incentivar amigos, parentes e familiares a fazerem o mesmo. “Dos mais jovens aos mais velhos, é sempre um espaço de conhecimento e muito nos honra escolher as exposições e mostras desses locais. Em breve, esperamos anunciar mais exposições, que contarão outras histórias”.
Com ênfase no poder que os museus causam na sociedade, o professor Fábio Leão lembrou que histórias precisam ser contadas. “O museu, a biblioteca, a escola são lugares de conhecimento, de cultura. Ouvimos e vemos, nesses lugares, muitas histórias. Mas precisamos ouvir e ver mais, saber mais, de mais culturas e mais tradições. Os museus servem para ser, também, uma porta para essa diversidade e ao se abrir para todos, democraticamente a sociedade estará se conhecendo e propagando histórias”.
Cristian Starley, aniversariante da noite, estudante do CPP de Artes Cênicas, fez questão de enfatizar que o museu é um “lugar necessário, de conhecimentos e que permite interações e integrações”. Para ele, “apreciar a arte é algo que vai além de apenas ver uma obra, mas também saber seu significado e sua história”.
Evento mensal
Todas as segundas quintas-feiras de cada mês, na Casa da Cultura Nair Mendes Moreira – Museu Histórico de Contagem, haverá a “Noite no Museu”. Aderindo a um convite da Secretaria Estadual de Cultura, Contagem, a partir de maio, estenderá o horário de visitação e promoverá a cultura na Casa de Cultura Nair Mendes Moreira. No local, que, atualmente, conta com uma mostra da artista Letícia Pinto – Exposição, mas que também possui um acervo fixo, haverá sempre atrações culturais, promovendo a interação e encontro da sociedade.
O projeto mensal fará parte do “Noite Mineira de Museus e Bibliotecas”, de iniciativa do Governo do Estado. Trata-se de um convite para que bibliotecas e museus em toda Minas Gerais ampliem o horário de funcionamento uma vez ao mês, oferecendo ao público no período noturno a oportunidade de visitar e participar de exposições, saraus literários, clubes de leitura, encontros com escritores/as, oficinas de arte, exibições de vídeos, instalações culturais, shows, apresentações de dança, espetáculos teatrais, realizar o empréstimo de livros, entre outras atrações.
A museóloga da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, Ana Paula Pacheco, também esteve presente.