Desde sua reabertura, em agosto de 2021, o Parque Ecológico do Eldorado - Thiago Rodrigues Ricardo, tem conquistado cada vez mais a população contagense, atraindo mais frequentadores e se consolidando como um importante espaço de lazer, ponto de encontros e contato com o meio ambiente na cidade. Nos últimos meses, o parque tem recebido mais de 2,5 mil visitas semanais.
De acordo com o gerente do local, Ricardo de Freitas Carvalho, mais conhecido como “Cadim”, no último fim de semana (14 e 15/5), o parque registrou o segundo maior público do ano, cerca de 2 mil pessoas. O primeiro foi no dia da vacinação infantil, realizada em 30 de janeiro, com mais de 2,9 mil visitantes. “As pessoas têm adotado esse lugar como o quintal da casa delas. Isso faz com que a visitação cresça cada dia mais. O parque é um grande local de encontro para toda a população de Contagem”, afirma.
Uma das razões para esse aumento se deve às diversas ações e projetos que a Prefeitura tem desenvolvido no local, além de ter investido na manutenção do espaço com serviços de limpeza, poda, capina e varrição. Essas intervenções são realizadas para melhorar a qualidade física do espaço, dando mais conforto para os frequentadores do local. Atualmente, outro diferencial que atrai a atenção dos visitantes é a permissão para entrada de animais, algo que era proibido no passado.
“Antigamente muitas pessoas vinham com seus animais e acabavam não podendo entrar. Quando permitimos a entrada dos pets, muitas pessoas passaram a vir cada vez mais, já que os animais de estimação fazem parte da família de muitas pessoas”, informa Cadim.
O parque, que irá completar 18 anos no dia 26 de junho, tem sido palco de projetos como "Sarau Ecológico", "Domingo no Parque", “Trilhas da Leitura”, oficinas, dentre outras atividades esportivas e culturais, que atraem o público para frequentar o espaço.
Em parceria com a Secretaria de Obras e Serviços Urbanos - Semobs, uma das maiores reivindicações de quem frequenta e conhece o parque foi solucionada, o lançamento irregular de esgoto jogado a muitos anos no parque. “Podemos comemorar que finalmente conseguimos resolver esse problema que causava tanto dano para meio ambiente e prejudicava o parque”, explica Cadim.
“Esse parque conquista o coração das pessoas e nós vimos a importância que esse local está tendo na vida das pessoas. Então fazemos o possível para ele ser cada vez mais atrativo para quem venha aqui. E estamos tendo um bom retorno com isso”, diz o gerente.
Segundo o diretor de Parques, Rafael Mendes, desde a assinatura do novo contrato de manutenção, a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável - Semad tem investido no cuidado com os parques do município, além de buscar parceria entre as secretarias para garantir que os cidadãos tenham espaços de lazer, atividades físicas, além de desenvolverem uma relação com a fauna e flora local. “A população está vendo o trabalho que estamos fazendo e estão se apropriando do espaço. Isso é muito importante, pois cria uma identidade para o local e para aqueles que o visitam”, informa.
Rafael informou, ainda, que além dos projetos desenvolvidos pela administração pública, o parque ecológico tem recebido, diariamente, atividades programadas pelos próprios visitantes, como piqueniques, chás de revelação de bebê, aniversários e ensaios fotográficos. “As pessoas se encantam com nosso espaço, mesmo sendo considerado um pouco pequeno em vista de outros parques. Então a demanda para eventos é muito grande e só tem aumentado. As solicitações para evento devem ser encaminhadas à diretoria de parques”.
Para mais informações e solicitações, basta mandar um email para rafael.mendes@contagem.mg.gov.br ou procurar a própria gerência do local.
Trilha da Leitura
Neste domingo acontecerá no parque, das 9h às 17h, o Projeto “Trilha da Leitura”, que voltará a ser realizado no local. Segundo Cadim, mais de 220 mil livros já foram distribuídos pelo projeto, criado em maio de 2011, incentivando crianças, jovens, adultos e idosos a adotarem, cada vez mais, o hábito de leitura.
Além do Trilha da Leitura, os presentes poderão participar de apresentações musicais, de dança e muito mais. Durante todo o evento, mais de dois mil livros de todos os gêneros, estarão disponíveis para doações.
Trilha da Leitura - Programação:
10h - Musicalização Casa de Apoio de Contagem.
11h - Dança de rua com o grupo HC3.
14h - Tarde de autógrafo e um dedo de prosa com escritores convidados.