Integrar as forças de segurança do município e aumentar a sensação de segurança para a população estão entre as prioridades da administração municipal. Dentro dessa perspectiva, a secretária municipal de Defesa Social, Viviane França, acompanhada do comandante da Guarda Civil, Wedisson Luiz, se reuniu, na última sexta-feira (29/4), com o tenente coronel do 18º Batalhão de Polícia Militar, Cristiano Hudson da Silva, para tratar de ações conjuntas e preventivas com o objetivo de potencializar o patrulhamento, especialmente em áreas que apresentam índices de criminalidades maiores.
Durante o encontro foram abordados diversos assuntos, entre eles, a ampliação das câmeras de videomonitoramento Olho Vivo na cidade; a ampliação da iluminação pública, sobretudo em locais ermos da cidade; a retomada da atuação conjunta entre a Patrulha Rural da Polícia Militar e o Grupamento de Proteção Ambiental da Guarda Civil - GPA; o fortalecimento da Patrulha do Sossego; e a implementação de um trabalho de cunho social nas praças da cidade, especialmente, em Nova Contagem.
Para a secretária, a integração da Guarda Civil com a Polícia Militar de Minas Gerais = PMMG é essencial para reforçar a segurança pública. Ela solicitou aos militares que façam um mapeamento das áreas que precisam de mais atenção e informou que o Executivo trabalhará em parceria para levar mais segurança e tranquilidade às famílias contagenses. “Quanto mais integrado estiver nosso trabalho, mais efetivo será o resultado das nossas ações”, destacou.
Para fortalecer a segurança em áreas mais críticas, o tenente coronel Hudson sugeriu ainda a instalação de placas indicativas de área de segurança associada a operações e ao patrulhamento preventivo. “Com a intensificação da presença da PMMG e da Guarda Civil, de viaturas e a promoção de atividades comunitárias, conseguiremos potencializar as atuações e aumentar a sensação de segurança”, avaliou.
Além do tenente coronel Hudson, também estavam presentes à reunião o major Célio de Araújo, o capitão Heverton Luiz dos Santos, o capitão Hugo Leonardo Fernandes e o capitão Dácio Alves da Cunha.