Na manhã desta terça-feira (18/1), Contagem deu início à vacinação infantil contra Covid-19. Maria Eduarda Barbosa, de 8 anos, da comunidade quilombola dos Arturos, foi a primeira criança a ser vacinada na cidade, em ato simbólico realizado na UBS CSU Eldorado. Na ocasião, dez crianças usuárias do Centro Especializado em Reabilitação Antônio de Oliveira – CER IV, também foram imunizadas.
Para a mãe da Maria Eduarda, Andreza Barbosa, foi uma grande alegria ver a filha sendo imunizada. “Fico lisonjeada com o convite. É muito importante porque eu já tomei a terceira dose e agora eu fico muito feliz pela oportunidade da minha filha tomar a primeira dose e voltar para escola com mais segurança.”, disse Andreza.
Em maio de 2021, o patriarca e a matriarca dos Arturos, Mário Brás da Luz e Maria Auxiliadora da Luz, faleceram vítimas da Covid-19.
Jôcyce Bandeira, mãe do Alessandro Daniel, também de 8 anos, usuário do CER IV, relatou que o menino ficou muito ansioso e animado quando soube que iria vacinar: “Assim que deu a notícia que ele seria vacinado, ele ficou super animado e falou: mamãe agora eu vou tomar e poder voltar para escola. Para ele é de extrema importante a socialização na escola”.
A prefeita Marília Campos destacou a importância da imunização em massa para reduzir o número de pessoas com sintomas e de internações, bem como evitar casos graves, além de expressar a alegria de começar a vacinação das crianças. “Esse é um dia muito especial. Nós já estamos com quase 90% da nossa população vacinada com a primeira dose, e isso significa que estamos aumentando cada vez mais a proteção. É com muita alegria que, hoje, iniciamos a proteção de mais um segmento da população, que são as nossas crianças de 5 a 11 anos. Nós estaremos iniciando o período escolar, agora em fevereiro, por isso a vacinação é tão importante também.”, ressaltou a prefeita.
Nesta primeira etapa, estão sendo atendidas as crianças com comorbidades e deficiência permanente, crianças indígenas e quilombolas.
O secretário de Saúde, Fabrício Simões, reforçou a expectativa da chegada da vacina e de vacinar mais de 68 mil crianças em Contagem. "Gostaríamos de já iniciar a vacinação para todos os grupos, mas, infelizmente, não recebemos todas as doses. Nós recebemos inicialmente, 3.320 doses, então estamos vacinar os grupos prioritários. Estávamos muito ansiosos com a chegada da vacina e é uma alegria iniciar a vacinação das crianças de 5 a 11 anos.”, destacou o secretário de Saúde.
A pequena Maria eduarda, contou o que sentiu quando recebeu o convite para ser a primeira criança a ser imunizada no município; “Eu quase desmaiei de tanta felicidade, foi muito bom, porque agora eu sei que vou poder voltar para escola com mais segurança, encontrar minha professora e meus colegas”. Ela ainda destacou que vai comemorar esse momento tão importante, mas não vai deixar os cuidados de lado. “Eu acho que vou no parque comemorar, mas não vou deixar de usar máscara e álcool em gel, porque ainda não estamos completamente imunizados.”, enfatizou a pequena.
As salas de vacina funcionam das 8h às 16h, de segunda a sexta-feira. .
Documentos necessários para vacinação:
Em caso de ausência de pais ou responsáveis, a vacinação deverá ser autorizada por um termo de consentimento por escrito, por um maior de 18 anos. .
Salas de vacina: