Com o objetivo de ampliar a segurança no Parque Tropical, o comandante da Guarda Civil de Contagem, Wedisson Luiz, se reuniu com representantes do Executivo e do Legislativo municipal na quinta-feira (13/1). Na ocasião, eles tiveram a oportunidade de propor ações para estimular a convivência dos moradores, de forma que eles frequentem o espaço e sintam-se protegidos para realizar as atividades de lazer.
De acordo com o comandante, a Guarda Civil está preparando um estudo no qual estão previstos pontos de vigilância eletrônica e física, bem como um cronograma de atividades em parceria com projetos sociais e com a Banda de Música da Guarda Civil.
“A corporação está sugerindo e apontando 16 pontos do parque nos quais devem ser instaladas câmeras de videomonitoramento. Elas vão gerar imagens para nossa Central de Operações, otimizando a vigilância. Como a área do parque é muito extensa, sugerimos também vigias nos prédios, além da presença da Guarda Civil por meio de policiamento motorizado e a pé”, explicou o comandante.
Além da segurança, também foram tratadas questões relacionadas à manutenção e limpeza urbana e à ampliação das atividades esportivas e de educação ambiental. Cada área ficou responsável por apresentar medidas que promovam a revitalização do espaço o mais breve possível.
O Parque Tropical
Com 51 mil metros quadrados de área, o parque tem um ginásio poliesportivo coberto e três sem cobertura, Academia da Cidade, sala de convivência (Casa de Vidro), playground, pista de skate, pista de caminhada com 1.600 metros, banheiros e estacionamento.
Atualmente, o ginásio recebe o Programa “Pratica Contagem” todas as terças e quintas-feiras, com turmas das 7h às 8h e das 8h às 9h, e também o Projeto “Ginástica de Trampolim”, que recebe cerca de 200 crianças, de 5 a 12 anos, nos períodos da manhã e da tarde, às segundas e quartas-feiras.