O Procon Contagem, órgão da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania, alerta aposentados para golpes referentes a prova de vida on-line. Segundo a instituição, ligações estão sendo realizadas por pessoas se passando por representantes do Instituto Nacional de Seguro Social - INSS.
Por isso, os aposentados devem estar atentos e não fornecer informações ao receber o contato, que não é feito pelo INSS. O alerta é da superintendente do Procon de Contagem, Silvania Silva dos Santos. Ela informa que o Procon está recebendo ligações de cidadãos que estão tirando dúvidas sobre as ligações recebidas, em que é solicitado do aposentado a prova de vida on-line, por causa da pandemia.
A superintendente conta como é realizada a tentativa de golpe. "Eles entram em contato com o beneficiário, já têm em mãos os dados pessoais e os utilizam para tornar o contato ainda mais real. Assim enviam uma mensagem por WhatsApp, solicitando para enviar foto de um documento para finalizar o processo. Geralmente, com o documento enviado, eles falsificam assinatura de contratos bancários, como empréstimos e outras fraudes".
Silvania Santos explica que o INSS não liga para os beneficiários. Em caso de dúvidas, o cidadão pode utilizar os canais de atendimento: Meu INSS - site ou aplicativo ou a Central de atendimento 135.
Prova de vida INSS 2022: veja como deverá ser feita: