O horário ampliado das Unidades Básicas de Saúde-UBSs será mantido a partir da próxima segunda-feira (3/1) até a sexta-feira (7/1). Serão oito UBSs, sendo uma por distrito, funcionando até às 20h, para atender pacientes com sintomas leves de síndrome gripal. A vacinação contra a Covid-19 e Influenza (para quem ainda não recebeu a dose em 2021), nestas unidades específicas, também estará disponível no mesmo horário.
A medida é uma estratégia para agilizar o atendimento a pacientes com sintomas leves de síndrome gripal, diminuindo o tempo de espera e a superlotação das UPAs.
Pessoas que apresentarem sintomas leves de síndrome gripal poderão procurar atendimento diretamente na UBS de referência. Os usuários que buscarem atendimento nas UPAs e forem classificados, de acordo com o Protocolo de Manchester, em verde (pouco urgente) ou azul (sem urgência), após a devida triagem, poderão retornar para as UBS e receber o devido atendimento nessas unidades assistenciais.
No período das 7h às 17h, o paciente poderá procurar a UBS mais próxima de sua residência, caso ultrapasse este horário, o paciente poderá contar com uma das oito unidades de apoio com horário estendido.
Confira as Unidades Básicas de Saúde que terão o horário estendido, até 20h, para atendimento médico em casos de sintomas leves de síndrome gripal e vacinação contra a Covid-19 e Influenza (gripe), nos dias 3 a 7 de janeiro: