A Feira de Artesanato do Eldorado voltou a atuar em seu local de origem nesta quarta-feira, (22/12), dia que a edição de Natal do empreendimento teve início. O retorno está surpreendendo os comerciantes e trazendo à população o sentimento de que o futuro em Contagem será mais positivo.
A feira extra foi aberta nesta manhã e funcionará em horário especial também nesta quinta e sexta-feira (23 e 24 de dezembro), das 8h às 16h. Nos dias 30 e 31, ela retorna para a edição de ano novo. As barracas estão alocadas na avenida José Faria da Rocha e nas ruas Inglaterra e Norberto Mayer, pontos tradicionais da feirinha e que passarão a ser fixos nos finais de semana de 2022.
O primeiro dia da feira extra, em novo local, está surpreendendo a expositora Cristina Fernandes, que comercializa cachorro-quente na feirinha. “Estamos com um movimento acima do esperado, com muitas vendas. Agradeço o apoio da Prefeitura para realizarmos esta feira extra. Depois de ficarmos parados tantos meses por causa da pandemia, está sendo muito importante ter essa edição de Natal, porque muitas famílias aqui dependem deste trabalho para se sustentar, então está representando muito para nós comerciantes”, destacou.
Produtora de roupas femininas, Sara Chagas também está com boa expectativa para aumentar o faturamento neste fim de ano. Ela pontuou o quanto a edição extra da feira ajuda os profissionais autônomos a começarem o próximo ano com mais tranquilidade.
“O movimento até aqui está um pouco melhor que anos anteriores à pandemia. As pessoas estão com vontade de sair, de ter roupa nova, de se renovar, o fluxo está alto. Esperamos acabar com o estoque, porque produzimos muito para o Natal e ano novo. Essa feira é muito importante para iniciarmos o próximo ano, que costuma ter uma queda nas vendas, então, nos ajuda a retomar com mais tranquilidade”, projetou.
Retorno às origens
Além de impulsionar a economia local, após um ano impactado pela pandemia, a feira extra de Natal marca também a volta da Feira do Eldorado para o ponto onde ela se tornou tradicional e tombada como patrimônio cultural de Contagem. Este retorno é comemorado por comerciantes e pelos frequentadores, como o morador do bairro, João Paulo Silva, que resgatou boas memórias ao pisar nas ruas onde a feira está instalada.
“Senti uma sensação boa, de lembrança do passado, com essa feira cheia de pessoas, o cheiro bom da comida, um tempo bom antes dessa pandemia. Estou torcendo para que seja um sinal do céu”, declarou.
O gerente da Feira de Artesanato do Eldorado, Carlos Henrique da Paixão, também avaliou o retorno ao local como positivo e festejou a aceitação do público, bem como dos feirantes, que, em maioria, segundo ele, têm a avenida José Faria da Rocha como preferida para a atuação do centro de compras.
“Estamos impressionados com o movimento e o comportamento de todos, está tudo fluindo bem e a expectativa é melhorar até o fim desta edição extra. Tudo que os feirantes queriam era trabalhar, então este retorno ao local de origem é muito positivo, a maioria queria que a feira tivesse permanecido na (avenida) José Faria da Rocha. Tem sido uma retomada agradável e acreditamos que a população também vai abraçar a feira”, afirmou.
Entre um atendimento e outro, Cristina frisou a tradição que a feirinha carrega neste corredor que contorna o bairro Eldorado. “Eu acho que a feira tem muita tradição aqui na José Faria, então nós gostamos muito, ficamos mais próximos da população, todos mais unidos, o ambiente está ótimo, organizado, e acreditamos que vai ser um sucesso até o final”, concluiu.
A feira extra do Eldorado conta com 874 barracas de sete segmentos: decoração, vestuário adulto, vestuário infantil, bijuteria, couro, alimentação e hortifruti.