O encontro de final de ano das mais de 250 pessoas idosas, cadastradas nos Espaços Bem Viver e dos núcleos do Programa Contagem na Maturidade das oito regiões da cidade, foi um sucesso. Realizado, na última quinta-feira (16/12), no estacionamento do Big shopping, contou com apresentações de dança natalina, alongamento e atividade física, relaxamento, apresentação Bolhas com Arte, da Guarda Municipal de Contagem, e apresentação do Espetáculo Circense – Kyrius Cia de Artes.
O evento foi promovido pela Superintendência de Políticas Públicas para a Pessoa Idosa, da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania. “Esse é só um prelúdio do que virá em 2022. O ano de 2021 foi muito desafiador devido à pandemia, e estamos superando aos poucos”, disse o secretário de Direitos Humanos e Cidadania, Marcelo Lino.
Ainda de acordo com Lino, a secretaria soube conduzir as situações com equilíbrio e cuidado, preservando a vida humana. “2022 promete ser um grande ano e, agora com o Natal, podemos ver que Contagem está voltando a ser feliz novamente. Uma cidade só pode ser feliz se ela for amiga da pessoa idosa”, finalizou.
Maria da Silva, 72, e seu esposo Rubens dos Reis, 84, participam juntos de atividades no núcleo no Tropical, do Programa Contagem na Maturidade. “Esses eventos nos ajudam muito socialmente, pois ficamos muito isolados. Muitos jovens não gostam de misturar com idosos. Meus netos, por exemplo, não têm muita paciência de nos ensinar as coisas. Então, atividades e encontros como este são ótimos para desenvolver esse lado social e para interagir com outras pessoas”, argumentou a idosa.
Ambos fazem atividade física, hidroginástica e artesanato. “Vi muita melhora desde que entrei para o grupo e iniciei as atividades, pois melhora muito o sistema nervoso, a dor na perna acaba, e a dor no corpo melhora. Tanto psicologicamente, quanto fisicamente ajuda muito”, afirmou Rubens.