O atleta Vinícius Celestino, da equipe da Prefeitura de Contagem/AGTC, ficou em segundo lugar no pódio nos jogos Pan-Americano Júnior, realizado na cidade de Cali, na Colômbia. O contagense conquistou a medalha de prata para o Brasil, no último fim de semana, no trampolim sincronizado, juntamente com o atleta do Minas Tênis Clube, Rayan Dutra. A atleta Luara Rezende, também da equipe de Contagem, ficou com o quarto lugar.
Para o secretário de Esporte e Lazer, Rubens Macedo, os resultados dos atletas estão de acordo com os pilares estabelecidos pela secretaria, sendo um deles a diversificação na oferta da política pública de esporte e lazer, e o trampolim obedece a essa política. “Essas vitórias criam na cidade de Contagem referências para outras pessoas, e trazem consigo a noção de disciplina, coletividade, socialização e ressocialização, além de manter nossas crianças e jovens longe da criminalização. Parabéns aos atletas que participaram e trouxeram, novamente, orgulho para nossa cidade”.
A edição dos Jogos do Pan Júnior 2021 começou no dia 25 de novembro e encerrou nesse domingo, 5/12. A competição contou com 3.800 atletas, de 41 países. Apesar de ser sub-23, cada modalidade estipulou uma faixa etária para suas devidas competições. Ao todo, foram 358 atletas brasileiros, em 38 modalidades. No trampolim, foram quatro brasileiros, sendo dois de Contagem.
Orgulhoso da sua equipe, o técnico de Contagem e da seleção brasileira, Rodrigo Bachur, disse que finalizou mais um campeonato com ótimos resultados. “O nível estava bastante alto e os atletas realizaram o que estava proposto acertando as suas séries. Fiquei muito feliz com o resultado. Agora é pensar nos campeonatos do ano que vem e treinar muito mais forte e confiante”.
O contagense Vinícius, que também ficou na sétima colocação no individual, alegou que gostou muito dos seus resultados nesses jogos, pois o nível estava muito alto, e ainda assim conseguiu classificar para a final. “Realizei minha série com uma boa qualidade, e saí satisfeito da competição do individual e muito feliz com a medalha de prata no sincronizado com a minha dupla, o Rayan Dutra. Foi uma experiência incrível”, disse.
“Nada disso seria possível sem a estrutura que a Prefeitura de Contagem oferece para nós do Trampolim. Estou no projeto desde os 8 anos e hoje, com 18, tenho certeza que o esporte contribuiu, e ainda contribui, muito com a minha formação e valores. Além da prática esportiva, também tivemos oportunidades de viagens, de conhecer outros lugares e culturas, e de estar presente em eventos como este, que reuniu os melhores atletas da modalidade na ginástica de trampolim”, compartilhou o jovem Vinícius.
Luara Rezende ficou em quinto no individual, e em quarto lugar no trampolim sincronizado, que disputou junto a Maria Luiza, da equipe do Rio de Janeiro. “Estou voltando com resultados que não foram como esperados, mas serviu de aprendizado para retornar mais confiante para os próximos. Foi uma experiência totalmente diferente. Foi muito legal estar em concentração com outros esportes. Tudo foi novo para mim, e saio com uma sensação de querer mais. Vamos voltar mais focados pra fazer melhor ano que vem”, afirmou.
A equipe de Trampolim de Contagem conta com o apoio das empresas ArcelotMittal e Belgo Bekaerts, por meio da lei de incentivo ao esporte de Minas Gerais.