A Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria de Cultura, em conjunto com a Secretaria de Direitos Humanos e com a Regional Eldorado, promoveu, no último domingo (5/12), no CSU Eldorado, um evento que reuniu grafite, skate, hip hop e batalha de conhecimento. O Projeto “Ocupa Juventudes: Voz da Rua”, tem o intuito de promover e impulsionar a ocupação dos espaços públicos da cidade com atividades de cultura, lazer, esportes e outros. De acordo com a organização, cerca de 600 pessoas compareceram ao local.
“Foi um evento diferente. Algo que a cidade nunca viu antes. E ouvimos isso de quem estava lá e que agradeceu pela ação para um público, muitas vezes, colocado à margem da sociedade. Posso dizer que o saldo foi muito positivo, principalmente pelo respeito entre os públicos presentes, que foi muito variado”, destacou o assessor da Secretaria de Cultura, Milton Leão. “Foram muitos agradecimentos e isso sinaliza que é preciso pensar políticas para esse recorte social. Estamos nesse caminho. Foi um pontapé inicial, voltado para a juventude de rua. Certamente outras ações como esta serão realizadas”, completou.
Nessa mesma linha, a superintendente de Juventude, Camila Marques, ressaltou a importância de uma ação intersetorial: “Nós ficamos muito felizes, pois foi um sucesso! É o primeiro de outros eventos do ‘Ocupa aí’ que estão por vir. Mas a realização de tudo isso é resultado da união de muitas pessoas e de muitas mãos: Regional Eldorado, secretarias de Direitos Humanos e Cidadania e de Cultura e diversos parceiros e patrocinadores”.
Segundo ela, é importante ressaltar que todos os atores possuíam somente com um objetivo, o de “incentivar as juventudes de Contagem a ocuparem os espaços públicos, ofertando e valorizando as manifestações culturais e artísticas do nosso município e, principalmente, construindo as ações com as juventudes sempre de maneira horizontal”, comentou Camila.
A expectativa da regional, na opinião do administrador Gil Martins, foi atingida. “Graças ao diálogo com as secretarias de Cultura, Direitos Humanos e Esporte e com a presença dos artistas que se voluntariaram e colaboraram, de forma maciça, para que o evento ocorresse, alcançamos os resultados pretendidos”, disse.
O “Ocupa Juventude: Voz da Rua" contou com apresentações do Pocket Show de Teus, Arantes, Breno Nachi, Igor Sabão, Naul, DJ Nolasco, DJ Alexman, além da Batalha de Conhecimento.
“Agradeço, também, à galera do grafite que esteve presente, além do campeonato de skate, onde tivemos mais de 40 competidores, entre mulheres e homens, em parceria com o Carlos Eduardo de Araújo, mais conhecido como Bizerra. A grandiosidade dessa competição mostrou que estamos abertos ao diálogo e a parceria com os skatistas de Contagem”, completou Martins, saudando, por fim, os patrocinadores Gabriel Andrade Tattoo, Lu Bodypiercer, Bão Né Bonés, Bar do Sabão, P.i.e.r.r.o e Nollie Skateshop.