A urbanização tão desejada pelos moradores do bairro Tupã, na região Vargem das Flores, está cada vez mais perto de acontecer. As obras de drenagem e pavimentação realizadas pela Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos – Semobs, seguem avançando e já com etapas em processo de conclusão.
A instalação das manilhas e outros equipamentos que compõem o sistema de escoamento de água das ruas Gaivotas, Coités, Sanhaços, Clóvis de Freitas e Garças já foram concluídas. Agora, os projetos de pavimentação e calçamento poliédrico dessas vias estão em fase de finalização.
O subsecretário de Obras e Serviços Urbanos, Jaci Cota, explicou que as obras não estão paradas e seguem o cronograma, considerando as oscilações previstas em cada etapa, mas com o período de chuvas, o desenvolvimento das intervenções é mais lento. “No momento, estão em execução os serviços de drenagem. O serviço de terraplanagem e pavimentação serão iniciados tão logo passe esse período chuvoso e os trechos de drenagem sejam concluídos”.
Ele esclareceu que a Prefeitura tem dado manutenção, constantemente, nas ruas do bairro. “Sabemos que o bairro é todo comprometido por ter ruas de terra e no processo de obras de rede de drenagem e rede de esgoto, mexe-se no solo e causa transtornos. Mas, a Copasa tem o compromisso, junto com a Prefeitura, de concluir o serviço para que não ocorram buracos na região novamente. Mas, de fato, é uma obra mais demorada pelo tipo de pavimentação que é feita (poliédrica) e pelas características do bairro e os critérios ambientais que precisam ser seguidos”.
Vale lembrar que as obras de esgotamento sanitário são realizadas pela Copasa, que segue cronograma próprio. E, que, alguns ajustes apontados em vistorias feitas por fiscais da Prefeitura e solicitados à concessionária foram necessários.
Outro ponto é que as ruas que têm apresentado mais problemas ainda não receberam intervenção da Prefeitura de Contagem. As valas e redes coletoras de esgoto abatidas se encontram em logradouros onde a atuação, até este momento, foi somente da Copasa.
Etapas das obras
As obras do bairro Tupã são realizadas em consonância com as orientações ambientais e têm características particulares por conta do tipo de solo. Por isso, o calçamento implantado é o poliédrico, que é permeável, ecologicamente correto e sustentável, porque absorve a água das chuvas, diminuindo o risco de inundações, porém, com instalação mais complexa. Em virtude destes aspectos, a intervenção segue uma metodologia chamada “curva S”. O engenheiro Luís Paulo, fiscal desta obra, explica do que se trata.
“A curva ‘S’ é uma metodologia de trabalho para apresentar e acompanhar obras em que o objetivo é fazer a comparação entre o real com o planejado do projeto. De acordo com essa curva, o desenvolvimento dos trabalhos é mais lento no início, mas, depois de certos processos, a obra tem um avanço significativo e rápido”, afirmou.
A obra foi iniciada em junho de 2021 e tem o prazo de execução de um ano. Portanto, a expectativa é que seja entregue até junho de 2022. Até o momento, cerca de R$352 mil foram investidos. Os recursos são oriundos de um financiamento contratado junto ao Banco do Brasil.