A manhã deste sábado (30/10) foi de cuidado com a saúde, confraternização e prestação de serviços à população na praça da Glória, no Eldorado. As ações promovidas pela Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer, e coordenadas pelo Programa “Pratica Contagem”, marcaram o encerramento da Campanha Outubro Rosa no município.
Os alunos do programa se juntaram a todos os presentes para fazer uma série de atividades, começando com ginástica terapêutica oriental Lian Gong, seguida da caminhada guiada na praça e um animado aulão de circuito funcional.
Houve, ainda, oferta de vários serviços gratuitos, abrangendo o cuidado com a saúde, aferição de pressão arterial, glicemia e avaliação física, com exame de bioimpedância, atividades educativas e lúdicas para crianças, com oficina de montagem de brinquedos com material reciclável, desenho e pintura, contação de história, além de consultorias nas áreas profissional, jurídica e finanças, todos oferecidos por meio de parceria entre a Prefeitura e a Faculdade Única de Contagem.
E não poderiam faltar orientações a respeito da prevenção ao câncer de mama e do cuidado integral da saúde da mulher, mote do Outubro Rosa. A enfermeira e professora do curso de enfermagem, Ruth Fontes, realizou uma dinâmica com os participantes que focou em estimular as mulheres a se olharem no espelho, diariamente, e realizarem o autoexame. Ruth destacou o índice elevado de cura do câncer de mama quando o diagnóstico precoce é feito.
“Hoje a campanha não fala apenas do câncer, mas da saúde integral da mulher, de cuidar do físico, da cabeça, porque a mente tem que estar boa, saúde mental é indispensável, e da alimentação. Se eu conheço meu corpo e me toco, porque eu me importo em cuidar de mim, vou saber identificar qualquer alteração e procurar um profissional. São coisas simples como esse autoexame de dois minutos em frente ao espelho. O sucesso no tratamento e a cura acontecem, em grande maioria, quando o problema é detectado no início. Fica a dica pra gente se tocar, literalmente, e se conhecer”, ressaltou.
O secretário de Esportes e Lazer, Rubens Macedo, enalteceu a iniciativa e a união do poder público com empresas focadas em oferecer qualidade de vida para a população. O acolhimento de todos os públicos também foi alvo de considerações. “Estamos construindo uma cidade diferente, pensando na inclusão das pessoas nas atividades de esporte e lazer, aumentando o público feminino e de pessoas com deficiência. Contagem é um lugar para todos e todas, como vemos nesta ação que prioriza o cuidado com as pessoas”, exaltou.
A democratização da atividade física e a promoção da saúde, inclusive, despertando a consciência das pessoas para os cuidados com o corpo, foi um grande impulsionador da ação deste sábado, objetivo alcançado com louvor, segundo a coordenadora geral do “Pratica Contagem”, Katia Prandini.
“Foi nosso primeiro evento depois da pandemia, e, com um número considerável de participantes. Agradeço muito aos parceiros que tivemos e ficamos felizes, porque a nossa missão é promover a saúde e o lazer para Contagem, e a meta foi atingida. Nosso intuito é ampliar esse trabalho, atender todas as regiões da cidade com atividades que, realmente, dão resultados, o circuito funcional trabalha várias capacidades físicas e mentais e repercutem no dia a dia das pessoas”, disse.
O evento contou também com barracas da Feira da Economia Solidária, com diversidade de produtos alimentícios, corte solidário, oferecido pelo salão de beleza Dudu Fashion, massagem com a Previna Assistencial, além de playground. Dentre as lideranças que prestigiaram a ação, estiveram presentes o secretário de esportes Rubens Macedo; o subsecretário da pasta, Rafael Rezende; a diretora de esportes, Brisa de Assis, e a deputada estadual Ana Paula Siqueira.