Na manhã desta sexta-feira as equipes da Secretaria Municipal de Educação - Seduc e da Fundação de Ensino de Contagem - Funec receberam o Adido de Cooperação e Ação Cultural da Embaixada da França em Minas Gerais, Vincent Nédélec, e o diretor da Aliança Francesa Belo Horizonte, Yves Mahé, para encaminhar parcerias que beneficiem a comunidade escolar do município.
Além da possibilidade de implementar a oferta da língua francesa a estudantes, trabalhadores e trabalhadoras da educação na Rede Municipal de Ensino, a proposta do encontro foi iniciar o diálogo em torno de parcerias para promoção nas áreas da educação, produção científica, artes, cinema e cultura.
Durante a reunião o diretor Yves Mahé destacou a parceria da embaixada com diversas iniciativas locais e projetou a parceria com o município de Contagem. “Precisamos identificar pessoas e locais da cidade com maior potencial para implementarmos tanto a oferta da língua francesa quanto atividades lúdicas, culturais e científicas”, destacou.
Mahé completou afirmando que é de interesse da embaixada francesa a oferta de “todo um pacote de ações”, em um esforço de “convergência” e “união de forças” para novas propostas.
A Secretária de Educação, Telma Fernanda Ribeiro, apontou que a política educacional do município é “adequada” para esta parceria “multidisciplinar” com a diplomacia francesa. “Na nossa perspectiva educacional, definida por meio do documento ‘Trilha do Saber’, que orienta nos pedagogicamente, a formação é vista como um todo, não apenas aprender um novo idioma”, afirmou.
Também estiveram presentes na reunião o Vice-Presidente da Funec, professor Paulo Figueiredo, o assessor da Prefeitura Municipal, Albert Plucky e a equipe de assessoria da Seduc.