A chegada da estação chuvosa traz alívio, mas exige cuidados redobrados para evitar ou minimizar danos e prejuízos, especialmente aos moradores de áreas de risco. Desde o início do ano, a Prefeitura de Contagem, por meio da Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil, vem se preparando e implementando ações para prevenir a ocorrência de desastres e proteger a vida do contagense.
Uma dessas ações foi a atualização dos mapas de riscos hidrológicos e geológicos do município, que foram apresentados à prefeita Marília Campos e a sua equipe de governo nesta terça-feira (21/9). De acordo com a subsecretária de Proteção e Defesa Civil de Contagem, Ângela Gomes, essa iniciativa foi implementada pela primeira vez na cidade.
Antes, técnicos e gestores da Defesa Civil atuavam norteados por dados e boletins emitidos pelo Serviço Geológico do Brasil - CPRM, cujo levantamento mais atual é de 2012. “Havia várias áreas que não estavam sendo assistidas. Isso demonstra que estávamos trabalhando abaixo da realidade e da gravidade real. Hoje, temos condições de monitorá-las e ampará-las”, explicou a subsecretária.
Além dos mapas, a equipe da Defesa Civil elencou uma série de ações que estão sendo desenvolvidas, de forma intersetorial, para enfrentar o período de chuvoso, como a limpeza de córregos e de bueiros; o acompanhamento das obras de contenção; o plantio de sementes em encostas e barrancos que apresentam risco geológico; a confecção de um Plano de Contingência, a implantação de Núcleos de Proteção em Defesa Civil - Nupdecs, entre outras.
No encontro, a equipe da Secretaria de Comunicação e Transparência apresentou a campanha de prevenção às chuvas que deverá ser lançada na próxima semana. Para a prefeita, “é fundamental que todas as orientações e informações cheguem à população para que ela compreenda quem procurar e como agir em situações adversas, redobrando os cuidados e ajudando a deixar a cidade limpa”. Marília Campos sugeriu inclusive a realização de campanhas educativas.
Também estavam presentes na reunião, o vice-prefeito Ricardo Faria; a secretária de Defesa Social Paola Soares; o chefe de gabinete Douglas Miranda; o secretário de Governo, Pedro Amaral, e a assessora Eugênia Bossi..