Sempre pautada por diálogo e interação, a Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Segurança Alimentar, se reuniu na manhã desta quarta-feira (8/9) com a Polícia Militar de Minas Gerais - PMMG.
O encontro ocorreu na sede da 2ª Região de Polícia Militar - 2ª RPM, em Contagem. A intenção é discutir e construir políticas públicas socioassistenciais sólidas tendo a participação da PM também em ações preventivas. Na oportunidade, a Secretária de Desenvolvimento Social e Segurança Alimentar, Viviane França, falou sobre a estrutura organizacional da secretaria e explicou sobre o funcionamento das casas de passagem e serviços de acolhimento às pessoas em situação de rua. Para a secretária, o diálogo é uma marca da gestão atual e o encontro amplia a intersetorialidade. “Foi um encontro muito produtivo. A gente já contou com o apoio da Polícia Militar na ação de acolhimento às pessoas em situação de rua durante a chegada da frente fria e agora a gente amplia essa interação na construção de políticas preventivas e socioassistenciais. É um diálogo fundamental para um processo de construção”, afirmou Viviane.
O Comandante da 2ª RPM, Coronel Mattos, disse que o encontro foi importante para a possibilidade de construção conjunta de novas políticas públicas. “É uma oportunidade que nós temos de construção conjunta, principalmente, de um protocolo de atuação que envolve as instituições do Executivo e a instituição Polícia Militar, considerando que uma das grandes oportunidades que nós temos de melhorar as condições de segurança pública é de apoiarmos o acolhimento das pessoas que vivem em situação de rua e de vulnerabilidade social”, destacou.
A reunião pactuou entre as duas instâncias públicas a troca de informações cabíveis às políticas conjuntas, além da construção de um mapeamento consistente das pessoas em situação de rua. A convite da secretária, representantes da 2ª RPM devem visitar alguns dos equipamentos socioassistenciais da assistência social para conhecimento funcional da gestão. A Polícia Militar também deve ocupar assento no Comitê Intersetorial de Pessoa em Situação de Rua recém anunciado pela prefeita Marília Campos.
Também participaram da reunião o Ten. Cel. Assunção, comandante do 39º Batalhão, o comandante do 18º Batalhão, Ten. Cel. Murilo, e a comandante da 2ª Companhia de Polícia Militar Independente de Prevenção à Violência Doméstica - 2ª Cia PM Ind PVD, tenente-coronel Daisy Ferrarezi.