A prefeita Marília Campos visitou nesta quarta-feira (4/8) o Centro de Integração Social – equipamento da Secretaria de Desenvolvimento Social e Segurança Alimentar, no Centro de Contagem. A visita marcou a inauguração do espaço que vai ofertar os serviços do Sine, como requerimento de seguro-desemprego; acesso às vagas de emprego; capacitação, além do atendimento do Cadastro Único – CadÚnico e do Bolsa Família.
Marília Campos destacou a importância de fortalecer as políticas de empregabilidade. “Estamos trabalhando para fortalecer o canal do Sine na captação e na empregabilidade das empresas da cidade de forma regionalizada", afirmou.
Trabalho e assistência social
Na mesma agenda, a chefe do Executivo se reuniu com a secretária de Desenvolvimento Social, Viviane França, para avaliar as ações da pasta. “Demonstramos como o planejamento avançou na cidade, nos seis primeiros meses, consolidando o plano de governo aprovado nas urnas.” comentou a secretária.
A reunião serviu para discutir a política de segurança alimentar, como a reestruturação dos restaurantes populares e das cozinhas comunitárias com a ampliação das refeições oferecidas, passando de 2.800 para 3.500 por dia.
Outro ponto abordado foi a implantação do jantar no valor de R$ 1 real no restaurante popular de Nova Contagem, com o subsídio da Prefeitura de quase 70% do valor da refeição, além do recadastramento das 35 entidades aptas a receber as doações do Banco de Alimentos.
Na reunião também foram abordados aspectos importantes da assistência social para a cobertura da proteção social básica nas regionais pelas equipes volantes e o número de famílias referenciadas nos territórios mais vulneráveis. Também foi discutida a criação do Programa Jovem Aprendiz de Contagem para promover ações de articulação, mobilização e encaminhamento de pessoas em situação de vulnerabilidade ou risco social, além da implantação do atendimento a pessoa idosa e a pessoa com deficiência, cesta básica pelo cartão que também permitirá que as famílias comprem o gás de cozinha.
Mudanças na pasta
A Secretaria de Trabalho e Geração de Renda passou a funcionar na sede da Secretaria de Desenvolvimento Social e Segurança Alimentar. A medida vai propiciar a integração do Sine Contagem com o CadÚnico, dentro da perspectiva de descentralização dos serviços para as regionais, como o cadastro e feiras da Economia Solidária e a abertura do Centro de Economia Solidária (Cefort).
Presenças
Participaram do encontro, o subsecretário de Trabalho e Geração de Renda, Antônio Lambertucci; a superintendente de Segurança Alimentar, Cida Miranda; a superintende de Assistência Social, Michele Caldeira; o subsecretário de Desenvolvimento Social e Segurança Alimentar, Rodney Santos; e os assessores de gabinete, Eugênia Bossi, Ivanir Corgosinho e Francisco Naldo de Assis Filho.
Centro de Integração Social
Endereço: Rua Padre Rossini Cândido, 56 – Centro de Contagem/ MG.
Horário de funcionamento: 8h às 17h.