Os treinamentos da Escolinha de Futsal Contagem foram retomados de forma segura e reduzida, seguindo todos os protocolos de segurança sanitária exigidos de prevenção à Covid-19. As aulas acontecem desde 2018, no Ginásio Poliesportivo Califórnia, no bairro Eldorado, e tiveram que ser interrompidas devido o avanço do novo coronavírus na cidade. Agora, com a estabilidade dos índices epidemiológicos no município, as atividades estão normalizadas.
Atualmente, cerca de 40 meninos, de 10 a 15 anos, treinam o futsal nas segundas, terças e quintas-feiras, nos períodos manhã e tarde com o professor e coordenador do projeto, Luiz Maculan. O educador físico, com especialização em treinamento esportivo, contou que as crianças aceitaram bem o uso de máscaras e as demais medidas de segurança sanitária.
Os treinamentos são de 60 minutos, três vezes por semana, nas categorias sub 13 para crianças de 10 a 13 anos e sub 15 para crianças de 13 a 15 anos. “A escolinha é voltada para o social, mas futuramente voltaremos com os treinamentos voltados para o alto rendimento. Isso porque no passado, os times Contagem Futsal participaram de competições nas categorias sub 15 e 17 e foram campeões do Metropolitano e do Estadual, disputando com times como o Minas Tênis, Olímpico e outras equipes tradicionais. Essa história do Contagem Futsal serve como estímulo para os meninos que estão iniciando no esporte”, contou o coordenador.
Durante a paralisação causada pela pandemia, a lista de espera de interessados em participar da escolinha cresceu. Maculan informa que, assim que for possível contratar mais professores e estagiários, o Projeto Escolinha de Futsal Contagem será ampliado, inclusive oferecendo turmas para as meninas interessadas na modalidade.
“Graças ao apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, temos à disposição um ginásio excelente com quadra com dimensões oficiais e com piso de qualidade que poucos no Brasil têm igual. As crianças gostam e os pais apoiam o projeto porque reconhecem que o trabalho é sério e profissional”, explicou o coordenador.
Assistindo aos treinamentos é fácil perceber a satisfação dos alunos da escolinha que obedecem e respeitam o professor. Muitos disseram que pretendem seguir no esporte até se profissionalizarem.
O aluno Pedro Henrique Pereira Lemos, de 14 anos, que treina há cerca de três anos, disse que gosta da escolinha e que já aprendeu muitas técnicas. “Pretendo ser um astro do futebol, minha família apoia e torce para que eu consiga ser um profissional”, disse com firmeza.
Davi Duarte Azevedo, de 11 anos, que também treina futsal há três anos, falou que está gostando muito dos treinamentos e que pretende jogar em algum time grande. “Quero ser um jogador profissional. Meu pai me apoia muito”, contou.
Segundo o subsecretário de Esportes e Lazer, Rubens Macedo, o Projeto da Escolinha de Futsal dá oportunidades aos jovens para praticar o esporte coletivo, que também serve de ferramenta de socialização e proporciona um futuro no esporte de alto rendimento.
“As aulas são totalmente gratuitas, funcionam no contraturno escolar e evitam que os jovens fiquem longe dos perigos das ruas. Os meninos precisam apresentar as notas escolares para serem aceitos e, com isso, evitamos a evasão escolar”, justifica o secretário.
Serviço:
Escolinha de Futsal Contagem
Segundas, terças e quintas-feiras
Manhã: 9h às 11h
Tarde: 13h às 15h
Ginásio Poliesportivo Califórnia
Avenida Francisco Firmo de Matos, 03 - Bairro Eldorado, Contagem
CLIQUE ABAIXO E ACESSE A GALERIA DE FOTOS: