Pacientes que utilizam os serviços do Centro Especializado em Reabilitação Tipo IV (CER IV), localizado na regional Sede, fizeram, na sexta-feira (21), avaliações para avaliar as condições motoras, inclusive se houve evoluções, e verificar a necessidade de uso de algum tipo de órtese (bengala, calçados, tutor).
Segundo a gerente de reabilitação da Oficina Ortopédica do CER IV, Aline de Oliveira, foram feitas cerca de 22 avaliações que serviram para observar se os usuários estavam com as mesmas condições do início do tratamento. “Como tem um tempo que eles fizeram o pedido pela órtese, é importante reavaliá-los para saber se os músculos estão contraturados ou não e, assim , dar o suporte necessário”, explicou a gerente.
A paciente Gabriela de Freitas, de 15 anos, foi uma das pacientes que fez a avaliação. Ela faz acompanhamento com fisioterapeutas do centro por apresentar dificuldades de caminhar. Com a avaliação, ela poderá receber dois tutores, mas antes precisará passar por cirurgia. A mãe, Maria das Graças de Freitas, que a acompanhava ficou feliz por saber que sua filha conseguirá os tutores. "Isso vai trazer mais qualidade de vida pra ela", disse. Os tutores são órteses que o usuário utiliza para conseguir posicionar e alinhar suas articulações.
Texto: estagiária Tayna Oliveira sob supervisão de Lucas Santos